520 anos do descobrimento: o Brasil que deu certo está em “Earth”, disco de estreia solo de Ed O’Brien, guitarrista do Radiohead

>>

* Será que dá para cancelar, Pedro Alvares Cabral?

220420_ed2

Lá no final de 2011, a Popload reverberou um boato forte daquela época de que Ed O’Brien, o guitarrista do Radiohead, estava morando no Brasil. Pouco tempo depois, a notícia foi confirmada: Ed estava morando em uma pousada em São Luiz do Paraitinga, interior de SP a caminho do Rio, cerca de 170 km da capital paulista. À época, para ele ver e-mail, ele tinha que ir até Ubatuba (pensa). Mas sua estadia no Brasil continuou matutando na cabeça do músico. Até que…

Cortando para 2020, o Brasil é o ponto central do disco que marca a estreia solo de Ed O’Brien. “Earth” foi lançado por agora e é cheio de referências ao país, tanto que duas das faixas se chamam “Santa Teresa” e… “Brasil”.

O novo projeto do guitarrista, que canta super bem, foi gravado em Londres e no País de Gales, e conta com participações de Glenn Kotche (Wilco), Adiran Utley (Portishead), Nathan East e Laura Marling.

É bom contextualizar, também, que “Earth” é um projeto que teve início mais ou menos em 2012, pouco depois do ciclo brasileiro do Ed, que se identifica como EOB neste álbum solo.

Em tempos de isolamento social, nada melhor do que uma trilha sonora de qualidade…

** Foi ao ar ontem, no programa do Jimmy Kimmel, uma apresentação de Ed para “Shangri-La”, que está no disco. O registro, com banda e plateia, foi gravado antes da pandemia.

>>