A tristeza que fez os chilenos dançarem: Radiohead começa turnê na América do Sul com show de duas horas. Sem “Creep”

>>

rh23Fotos: La Tercera

Começou ontem, enfim, a turnê do Radiohead em terras latinas. Nove anos após sua primeira visita histórica à região, o grupo inglês retorna com a turnê do disco “A Moon Shaped Pool”. Mas, a julgar pelo setlist da apresentação elogiadíssima em Santiago, vai ter para todo mundo.

A banda de Thom Yorke tocou nada menos que 26 canções, fez dois bis, tocou clássicas tipo “Paranoid Android” e “Karma Police”, mas deixou de fora o hino indie deprê “Creep”.

rh24

O show novo, o primeiro deste ano, diz a imprensa chilena que é uma variedade sonora e hipnotizante. O La Tercera, por exemplo, destacou que a banda às vezes “é uma máquina dance, em outras um artefato que recorre ao jazz e à psicodelia para se dispersar”.

A entrada é com a linda e lentinha “Daydreaming”, que faz o público se ajeitar para o que vem em seguida. E em seguida vem “Ful Stop”, “acendendo” toda a parafernália de luzes e imagens que o palco reserva.

Depois de percorrer praticamente todo o seu catálogo, os ingleses reservam para a reta final um caminhão de hits até chegar a “Paranoid Android” e “Karma Police”, duas das canções mais cantadas pelo público. Curti a descrição do jornal local: “a tristeza, mais uma vez, fez os chilenos dançarem”.

rh22

Uma versão em vídeo completa (não tão boa assim) do show pode ser acessada aqui.

O próximo show do Radiohead será no sábado agora, em Buenos Aires. Depois, eles seguem para Lima no dia 17 e chegam ao Brasil para as duas apresentações no Rio (dia 20) e São Paulo (22), encerrando a turnê latina dia 28, em Bogotá.

radioheadsetlist

rh21

>>