Ainda o “Nevermind”. Documentário da BBC detalha a “adoção” do Nirvana pela Inglaterra

>>

* Nevermind 30 Anos. Os EUA demoraram para dar o devida moral ao Nirvana, isso é bem sabido. Enquanto a banda não acontecia em sua terra natal, o Reino Unido já pirava muito em Kurt Cobain e companhia.

A banda visitou a Inglaterra ainda na fase independente com o lançamento de “Bleach”, apavorou no Reading Festival de 1991 pouco antes do “Nevermind” ser lançado e voltou triunfante um ano depois ao mesmo Reading Festival, já como a maior banda de rock do mundo.

“When Nirvana Came to Britain”, documentário que a BBC lançou semana passada e você pode o ver abaixo, detalha essa relação de muito amor e apresenta vários dos momentos icônicos que a banda viveu com a ilha.

É na Inglaterra que Kurt zoa os vocais de “Smells Like Teen Spirit” na TV, cena que abre o documentário, é na Inglaterra que Kurt dispara ao vivo, também na TV, a falar que a Courtney Love é melhor “foda” do mundo. É em Endimburgo, na Escócia, que Kurt e Dave fazem um pequeno show acústico, adiantando em alguns anos a forma que a banda se apresentaria no programa da MTV – tocando músicas como “Dumb”, inédita na época, e “Jesus Don’t Want Me for a Sunbeam”, do Vaselines.

São 59 minutos com depoimentos de ingleses como Simon Neil, do Biffy Clyro, e Steve Lamacq, DJ da BBC, e dos integrantes Dave Grohl e Krist Novoselic. Alguém jogou esse documentário lindão no YouTube. Enquanto não derrubam, tenta ver aí.

>>