Após mais de uma década, jornal revela que 500 mil arquivos, incluindo até músicas inéditas do Nirvana, foram perdidos em incêndio na Universal

Após mais de uma década, jornal revela que 500 mil arquivos, incluindo até músicas inéditas do Nirvana, foram perdidos em incêndio na Universal Foto: divulgação

>>

Era junho de 2008 quando um incêndio de grandes proporções atingiu instalações da Universal Music, em Hollywood. À época, foi informado que o desastre havia destruído cinco estruturas dentro de um set que reproduzia a cidade de Nova York, utilizado em vários programas de TV e filmes, além de um set do “De Volta Para o Futuro”, uma área temática de “King Kong”, e uma viela de “Golpe de Mestre”. Pois bem…

Onze anos depois, o jornal The New York Times denuncia que o estrago foi bem maior e atingiu a parte musical do estúdio, além de apontar que a Universal teria tentando abafar o caso.

De acordo com a publicação, cerca de 500 mil fitas masters (originais) de diversos artistas do catálogo da gravadora sucumbiram entre as chamas, no que é considerado pelo NYT como “o maior desastre da indústria musical”.

O jornal revela que bandas e artistas como Tom Petty, iggy Pop, Eric Clapton, Aerosmith, Soundgarden, Nine Inch Nails, Beck, Elton John, Cat Stevens, Sonic Youth, R.E.M., Tupac, Eminem, Eagles e grande elenco tiveram materiais perdidos. Há a suspeita, inclusive, de gravações inéditas de bandas como Nirvana, B.B. King, Elton John e Guns N’ Roses.

Em comunicado ao jornal, a Universal desconversou e disse que não poderia comentar o assunto publicamente, e se limitou a dizer que fez novos investimentos para prevenir novos danos.

Imagem de parte do incêndio, em 2008. Foto: Andrew Gombert/Reuters
Imagem de parte do incêndio, em 2008. Foto: Andrew Gombert/Reuters

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 11/06/2019
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile