Bar Mercearia São Pedro, em São Paulo, ameaça fechar. Galera pede ajuda ao Nick Cave

>>

* Patrimônio histórico da boêmia paulistana, o bar Mercearia São Pedro, na Vila Madalena, vai fechar, ou PARECE que vai. Se isso for realmente verdade, porque as notícias estão desencontradas, vão-se embora as cervejas + azaração de pé, os PFs do domingo, o melhor pastel da cidade e, o mais dolorido, as memórias do Nick Cave frequentador do boteco.

nick merça1

nick merça 2

A notícia dominou o assunto nas redes sociais de quem sabe o que o fechamento de um bar assim significa (a perda de mais um clássico reduto etílico-cultural da cidade), mas aí depois de algumas horas apareceu uma galera ligada à casa desmentindo. O lugar, óbvio, sumiria para que erguessem um prédio desses empreendimentos gigantes e cafona. Inclusive rolou uma movimentação no Twitter, zoeira de galera, pedindo ajuda para o Nick Cave salvar o Merça.

Cave se apaixonou, ficou e morou em São Paulo no começo dos anos 90. Morador do bairro Vila Madalena, à época passou a frequentar o bar que se encontrava a apenas 300 m de sua casa: a Mercearia São Pedro, que costumava frequentar com o filho, nascido no Brasil. Para tomar um café de manhã, ou uma cervejinha à tarde, ou até mesmo assistir e sugerir filmes quando tinha projeções nas paredes do bar, Nick adorava o lugar. A ligação com a Mercearia era tão forte que o bar foi escolhido como locação no documentário “Straight to You” (1992), de Anton Corbijn.

Recentemente, o semi-Deus australiano, passou pelo local em sua última visita ao país, quando veio para o show histórico do Popload Gig, orgulhinho nosso.

Esperamos que os boatos sejam fake news. Se não, ficaremos com saudade. E Nick Cave também.

nick cave sp 2018

>>

  • Diego Bagatin

    Na verdade, o doc Straight To You é de Nanni Jacobson, de 94. Tem no Youtube.
    Me lembro que uns dias antes do show da Popload eu postei uns trechos no meu finado Twitter e a galera foi à loucura com o Nick andando pela Liberdade e pelo Merça