BATTLES: um manual para o futuro fã!

>>

Atração do Popload Festival, que acontece no dia 08 de outubro, em São Paulo, o trio nova-iorquino Battles é difícil de rotular (ainda bem). Podem passar do rock-matemático para o jazz improvisado, pulando para o instrumental eletrônico em minutos — às vezes na mesma música. Complicou? Se você nunca parou para ouvir a banda, ainda há tempo para fazer um “supletivo Battles” e chegar no festival esbanjando conhecimento. E conhecendo todas as músicas! Abaixo, um guia definitivo para o você saber por onde começar!

Battles-Band-2015

1º PASSO – “Ice Cream”

Battles não é uma banda fácil. Eles misturam free jazz, post-rock, música eletrônica e outras bizarrices. A banda é tão excêntrica que eles receberam o rótulo de “math rock” (rock matemático) por sempre quebrarem o tempo das músicas e fazerem composições complexas.

“Ice Cream” é uma das músicas mais divertidas e malucas da banda e o videoclipe é de se lambuzar. Uma ótima maneira de iniciar seu vício em Battles:

Álbum: Gloss Drop
Ano: 2011

2º PASSO – “Atlas”

Atlas foi o single do primeiro disco, Mirrored, de 2007. Se não está claro na sua cabeça como a banda consegue fazer todos esses sons, o videoclipe mostra melhor como funciona a dinâmica musical do trio e todas as pirotecnias que eles usam.

3º PASSO – “Tonto”

Não é sempre que o Battles usa vozes estranhas cantando em uma língua que parece inglês misturado com guarani. Eles também têm várias músicas exclusivamente instrumentais. Tonto é um belíssimo exemplo e mostra todas as camadas de sons que a banda consegue construir. Você já deve ter percebido que os videoclipes do Battles são caprichadíssimos, então coloque fones de ouvido, apague as luzes e assista a essa obra de arte em tela cheia:

4º PASSO – “The Art of Repetition”

“The Art of Repetition” é um mini documentário sobre o Battles. Produzido pela Ableton, um dos softwares mais conceituados de produção de música, o vídeo de 17 minutos mostra o processo de criação e a técnica que a banda desenvolveu para reproduzir seus discos ao vivo. Nada melhor para entender Battles do que uma explicação feita pela própria banda:

5º PASSO – “La Di Da Di”

Segundo a consagrada revista Mojo, “La Di Da Di é facilmente o melhor álbum da banda, aquele que você sempre esperou que eles fossem fazer um dia”. Se você quer ouvir um álbum na integra, essa é a melhor opção, já que o álbum foi o último a ser lançado e é bem provável que ele esteja bem presente no repertório do show. Abaixo, o vídeo para “The Yabba”:

6º PASSO – Playlist

Para finalizar, fizemos uma playlist com 10 músicas essenciais do Battles para escutar e se apaixonar de vez pela banda. Siga os passos anteriores, ouça a seleção abaixo e mergulhe de vez no universo do grupo. Assim, você vai estar mais do que preparado para curtir o show deles no Popload Festival. A gente se vê lá! \o/

Battles toca no Popload Festival acompanhado por Wilco, Ava Rocha e outras atrações.

COMPRE SEU INGRESSO AQUI!

figurinha_battles

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 21/07/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile