Em Blog:

CENA – Do centro-oeste, Superquadra vai atrás de um norte em novo disco

>>

1 - cenatopo19131218_superquadra2

Uma das boas bandas da CENA de Brasília, o Superquadra lança por agora seu segundo disco, “Norte”. Isso porque eles estão quase atingindo a maioridade de 18 anos de estrada, pensa.

O Superquadra é uma das mil ideias de Cláudio Bull, sujeito que como eu disse aqui uma vez é a história viva da cena musical brasiliense de caráter independente e um dos caras mais versáteis da cidade: trabalha com produção de eventos, jornalismo cultural, historiador de arte e é professor universitário. Nos palcos e estúdios, Bull liderou também a Divine, banda ícone indie da Brasília da virada do século; e hoje, além do Superquadra, também tem o Da Silva. E é DJ.

“Norte”, o disco, é um lançamento da Quadrado Mágico e é composto por 10 faixas que passeiam pelo indie rock, às vezes com uma pitada mais pop e acessível. A inspiração do projeto é a cidade de Brasília e pode ser entendido como a busca intimista por um norte. Entre as inspirações estão referências fracas, tipo David Bowie, Kraftwerk, Radiohead, Caetano Veloso, Massive Attack, Clube da Esquina e T. Rex. Tudo junto e misturado.

O Superquadra conta, além do Bull, com Badá (baixo), Vitinho (bateria), Bruno Sres e Wilton Rossi (guitarras).

O álbum já está nas principais plataformas de streaming, tipo o Spotify, e pode ser conferido abaixo.

>>

Quase nada acústico, Greta Van Fleet faz show elétrico para a rádio KROQ e toca até cover de John Denver

>>

Foto: Kevin Winter/Getty Images for KROQ/Entercom

Certamente vai ter muita gente falando que 2018 foi o “ano do Greta Van Fleet”. Banda que emula Led Zeppelin a todo momento, fato que alimenta amor e ódio por aí, o grupo esteve recentemente no evento anual da rádio KROQ, o Almost Acoustic Christmas, na região de Los Angeles.

Na breve apresentação de 40 minutos, o grupo de Josh Kiskza fez bonito e tocou canções de seu disco de estreia, “Anthem of the Peaceful Army”, um dos hypes do ano, lançado em outubro. Ainda sobrou espaço para uma cover de “The Music is You”, de John Denver.

Nunca é demais lembrar que o GVF é uma das atrações mais esperadas do Lollapalooza Brasil deste ano. Eles vão tocar em Interlagos no último dia de festival, o domingo, 7 de abril.

SETLIST
00:01 Guitar riffs/jam
01:17 The Cold Wind
04:44 Safari Song
10:29 Black Smoke Rising
16:34 The Music is You (John Denver cover)
17:49 You’re The One
24:53 When the Curtain Falls
28:58 Edge of Darkness

>>

CENA – Lembra o Bazar Pamplona, nossa “banda de cinema”? Então, eles não só voltaram como lançam vídeo “literário” aqui como tocam amanhã em SP e lançam álbum novo já em janeiro

>>

1 - cenatopo19131218_bazarpamplona2

O ano de 2019 vai começar com uma grande e boa novidade no indie. A banda Bazar Pamplona colocará no mercado, logo em 18 de janeiro, seu terceiro disco de estúdio, “Banda Vende Tudo”, bancado por um financiamento coletivo.

Bom, estamos começando de trás para frente a falar das novidades do tradicional quinteto, que está largando de um hiato de seis anos parado.

Esse caminho de retomada da carreira do grupo se iniciou em 2017 e por vias cinematográficas, digamos, com um pedido da escritora e cineasta alemã Helene Hegemann, que solicitou a utilização de uma faixa do grupo na trilha sonora do filme “Axolotl Overkill”, que bombou no circuito indie europeu e acabou premiado no importantíssimo Festival Sundance, nos Estados Unidos. Contamos essa história aqui, na época.

Deste novo disco a sair daqui um mês, a Popload antecipa em forma de vídeo o novo single “Capítulo Primeiro”, som que homenageia “o poder transformador dos livros e a potência de vida contida nas palavras”. O vocalista Estêvão Bertoni completou: “ela tem um dos arranjos mais diferentes do disco. Para participar da faixa, chamamos o Tony Berchmans, pianista que tem um projeto maravilhoso chamado Cinepiano, no qual ele compõe ao vivo trilhas sonoras para filmes originalmente mudos. Ele acabou fazendo a mesma coisa ao gravar com a gente, porque a gente não tinha nenhuma ideia prévia de arranjo para o piano, então ele foi interpretando a letra, trecho a trecho”, conta.

O single é a terceira amostra do novo projeto. Antes, foram lançadas “Bom Mesmo é Ouvir um Riff dos Stones” e “Dias Gordos”. Além de Bertoni, o Bazar Pamplona conta também com João Victor dos Santos (guitarra), Rodrigo Caldas (bateria), Rafael Capanema (baixo e teclado) e Pinguim Miranda (teclado e baixo).

* Nesta sexta-feira, como saideira de 2018 e preparativos para 2019, o Bazar Pamplona fará um show especialíssimo na Casa do Mancha (Rua Felipe Alcaçova, s/n – Vila Madalena), a partir das 21h, com as entradas custando R$ 20. Bora?

>>

Lollapalooza divulga programação diária. Arctic Monkeys “duela” com os Tribalistas na sexta, Kings of Leon e Post Malone estão no sábado, Kendrick Lamar e Interpol tocam no domingo

>>

131218_kendricklamar2

Eba. A organização do Lollapalooza acaba de soltar sua programação dividida por dia. O Arctic Monkeys toca na sexta, 5 de abril, o mesmo dos Tribalistas, The 1975, Foals e St. Vincent. O treta Post Malone  os irmãos Followill do Kings of Leon se apresentam em Interlagos no sábado, dia em que também terão shows de Lenny Kravitz, Snow Patrol e Carne Doce. Já no domingo, o rockstar Kendrick Lamar, o Interpol do Paul Banks e o fenômeno Greta Van Fleet fecham o festival.

Confira a programação completa:

131218lollaposter

***

** As informações de ingressos do Lolla você encontra aqui e aqui.

>>

Eddie Vedder visita antigos amigos africanos e, juntos, cantam Beatles

>>

121218_eddie2

Sempre engajado em causas sociais, Eddie Vedder resolveu visitar alguns amigos que fez há mais de uma década.

O líder do Pearl Jam foi até Porto Elizabeth, na África do Sul, onde reencontrou o coral da The Walmer High School. Foi com eles que Eddie gravou o álbum “The Molo Sessions”, em 2005, com venda totalmente revertida para escolas daquele país.

Desta vez, Vedder fez um tour pela escola, plantou uma árvore, e ainda tocou a clássica “Here Comes the Sun” com os alunos participantes do coral.

Os registros podem ser vistos abaixo.

>>