CENA – 50 shows e uma porção de palestras, começou o festival CoMa em Brasília

>>

popload_cena_pq

* O Festival CoMa ocupa a agenda musical de Brasília neste final de semana trazendo um mix de debates, oficinas e shows (quase um SIM São Paulo em Brasília). É uma tendência muito forte já na cena indie, esses festivais que misturam bandas e muito bate-papo de “integração”. Semana que vem, em BH, acontece o parecido Sonâncias, outros dos eventos para lavar a roupa suja indie, criar reflexões e apontar caminhos, tudo aliado a apresentações ao vivo (O Sonâncias desemboca no festival Transborda, de agenda de shows repleta).

IMG_5806

Voltando, neste CoMa, ao todo, vão ser mais de 50 bandas espalhadas em diversos palcos e um circuito de 36 atividades ligadas a agenda da conferência paralela aos shows. A Popload participa desta edição com cobertura e em mesa de debate conta ou mostra um pouco do que vai acontecer por aqui.

Hoje o CoMa promove com um mix de palestras, workshops e debates no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, além de um “pitch” com a imprensa e convidados para que as bandas locais possam mostrar um pouco do seu trabalho. Dos painéis trazidos pela organização, estão diversos sobre empreendedorismo musical, circulação de bandas e festivais; já nos workshops, quem estiver no festival vai poder aprender sobre choro, grafite e percussão.

Em paralelo à tarde de conferência, os shows começam no conglomerado de espaços construído para o festival e batizado de Complexo CoMa. Na agenda estão alguns shows locais e figuras do indie nacional e até do, bem, sertanejo no início da tarde, até o fechamento da noite com Emicida, Jaloo e Divinas Tetas. Entre as bandas que tocam na tarde estão Fetuttines, Carne Doce, Ventre, Baleia, Mahmed e mais uma porção de novos nomes da cena.

No domingo a Popload participa do painel “Além da Crítica Cultural: Veículos de imprensa que se tornam plataformas multidisciplinares de conteúdo de música”, a partir das 15 horas, representada pelo poploader Afonso Lima, no centro de eventos da conferência. Ao mesmo tempo, uma porção de bandas sobe aos palcos do Completo CoMa.

Captura de Tela 2017-08-05 às 2.36.30 PM

>>