CENA – A catarinense Adorável Clichê e um dos discos mais interessantes da “nova cena”

>>

1 - cenatopo19130918_adoravel2

Se Lindsey Jordan, do Snail Mail (mais nova queridinha do indie mundial), fosse brasileira, um pouco mais rockeira e triste, com certeza poderia participar de qualquer uma das faixas do disco de estreia da catarinense Adorável Clichê. A banda que surgiu em 2013, mas lançou seu primeiro registro completo apenas esse ano, traz um dos álbuns mais interessantes da nova safra do indie nacional, daqueles para se acompanhar de perto.

“O Que Existe Dentro De Mim”, divulgado pela Nuzzy Records, foi gravado e produzido por Gabrielle Phillipi e Marlon Lopes nas guitarras e vocais, Lucas Toledo no baixo e Diogo Leal na bateria. Antes do álbum, em 2016, o grupo lançou também seu um EP, “São Tantos Anos Sem Dizer”, trazendo algumas ideias que serviram de embrião para os sons apresentados no disco de 2018.

Nas novas composições, Gabrielle, responsável também pelas letras, traz retratos do dia a dia e incertezas do cotidiano mostradas de uma forma mais poética e intensa, mesclando esses temas com uma sonoridade que vai do dream pop até o post rock muito facilmente. Falando nisso, uma das principais características da Adorável Clichê, parece ser a mistura da voz suave junto das guitarras super altas e potentes, mostrando um som mais agressivo e sujo sem deixar de soar pop.

Tecnicamente, o quarteto não traz nada de tão inovador e surpreendente em seu primeiro álbum, mas ganha muitos pontos por conseguir apresentar uma mistura interessantes de gêneros de uma forma bem pessoal e própria. O post rock, o dream pop, o shoegazer e até aqueles riffs herdados do indie rock dos anos 2000, tudo está ali de uma forma atual e arejada, com características que os desgrudam da simples cópia de algo, mas sim, da reinterpretação de muitas referências.

Pode-se dizer que a Adorável Clichê é uma das boas novidades vinda do sul, assim como muitos outros lançamentos que pipocaram da parte de baixo do Brasil aqui no Popload nos últimos tempos. Tanto na sonoridade, como também na produção, eles acertaram pela extrema qualidade e cuidado em cada detalhe, apresentando uma estréia acima da média, reinventando alguns clichês e engordando a lista de destaques da cena nacional em 2018.

Para quem quiser ver de perto o novo disco dos catarinenses, estão listadas logo abaixo algumas das datas que integram a turnê de divulgação de “O Que Existe Dentro De Mim”.

Agenda:
14/09 – Don Pub – Blumenau/SC
15/09 – Taliesyn – Florianópolis
22/09 – Casinha – Curitiba/PR
05/10 – Balneário Camboriú/SC

>>

  • ValdoLopes

    Existe vida além do funk =)