CENA – A volta do gaúcho AKEEM ao indie-pop. E seu amor por uma ginasta, no novo single-vídeo

1 - cenatopo19

* Andávamos com saudade do descolado e bem conectado músico indie-pop gaúcho Akeem, que costumava aparecer bastante aqui na Popload uns bons anos atrás. Pois prepare-se. Akeem voltou. E contando uma história antiga de amor por uma ginasta. E com planos de disco novo. E com um nome-entidade complementar ao seu: AKEEM Music.

Então, “Eu Já Amei Uma Ginasta” é o single que o AKEEM Music está lançando hoje, com vídeo tão bizarro quanto bem típico da cabeça produtiva do AKEEM. A música vai estar no futuro álbum dele, “Easy Canciones”, que vai sair em… 2022. E com músicas em português, uma mudança notável.

akeem1

“Eu Já Amei Uma Ginasta” tem sua história real: “Com uns 11 anos de idade, eu jogava basquete, e treinávamos quase que diariamente no clube. Na frente da nossa quadra ficava o ginásio de treinamento, e muitas vezes passávamos um tempo assistindo as meninas da ginástica treinando (e vice-versa). Começamos a virar amigos delas, a acompanhar alguns campeonatos, torcer e ir em festinhas juntos. Elas sempre nos apoiaram também nos jogos e isso servia como um incentivo pra sempre jogar melhor. Me apaixonei obviamente por aquela menina impossível e sempre tava ali na arquibancada olhando ela treinar”.

A música é um grudinho. Com um minuto, parece que sua melodia e a frase “eu já amei uma ginasta” vai perseguir seus ouvidos para sempre. Essa é a mágica de AKEEM, exemplar típico do rock gaúcho das grandes fases, com bom humor e bom timbres na medida, das que têm jeitão de tocar no rádio.

“Eu Já Amei Uma Ginasta” tem produção de outro grande nome do som de Porto Alegre, o sempre esperto meníno prodígio Erick Endres, multi-instrumentista e com tanto tempo de estrada já que calculo hoje em dia ter uns 20 anos de idade. A masterização é de um dos ícones do indie americano dos anos 2010, o malucaço Darwin Deez. Tudo em casa. Completa o time participativo o tecladista e baterista (na música de AKEEM) Pedro Petracco, ex-Cartolas, também produtor e bastante rodado na interação com boa parte da música gaúcha de uns anos para cá.

Confira o vídeo singelo de “Eu Já Amei Uma Ginasta”. E tente tirar a música de AKEEM da cabeça por um segundo nesta loooonga sexta-feira.

***

* As fotos de AKEEM para este post são de Henrique Odi.

>>