CENA – Alpargatos lança curta-metragem de duas músicas em nome dos heróis de Porto Alegre

>>

popload_cena_pq

Captura de Tela 2017-07-19 às 1.11.40 PM

* A CENA do Sul não para de revelar novas bandas. Quer dizer…algumas nem tão novas assim. O Alpargatos é um dos exemplos de velhos nomes que se reinventaram em um curto espaço de tempo. Formado em 2012, o grupo deixou sua marca na edição de 2016 do MECA em Porto Alegre e agora, em 2017, acaba de lançar um ótimo EP/vídeo/curta-metragem chamado “Essa Cidade Cheia de Heróis”, que comprimem duas músicas (“Super-Homem, Astronauta” e “Pássaro/Avião”), as transformam num filminho e atestam a hiperatividade criativa desses nomes novos (vá lá) vindos da capital gaúcha.

A história do Alpargatos começou no primeiro EP, “Rodovia do Parque”, de 2015. Nas cinco músicas eles trouxeram referências que vinham do indie MPB do Los Hermanos até sons mais regionais e próximos, como o próprio Apanhador Só e a clássica Bidê ou Balde, do figura Carlinhos Carneiro. Com um folk pop alternativo, eles ganharam uma base interessante de fãs, o que os levou por voto popular até a line-up do MECA Festival de 2016. Sim, aquele em que o Miami Horror e o Oh Wonder não tocaram.

Algum tempo depois, em meio a um boom de novos nomes da cena porto-alegrense, os garotos da Alpargatos se projetaram em novas referências, algumas como os Dingo Bells de Porto Alegre e a Maglore, de Salvador. Nesse pulo de sonoridade, eles selam a nova fase com este lançamento das duas faixas audiovisuais de “Essa Cidade Cheia de Heróis”.

Captura de Tela 2017-07-19 às 1.10.21 PM

Captura de Tela 2017-07-19 às 1.10.46 PM

Deixando o violão de lado e indo bem mais longe nas camadas de som, a banda se afirma como referência técnica e sonora na capital com uma musicalidade tipo-exportação, pronta para fazer uma trajetória semelhante aos seus conterrâneos e citados Dingo Bells, conhecidos nos últimos anos nacionalmente por serem uma das caras do novo rock gaúcho com apenas um (ótimo) disco lançado.

Voltando ao EP, as faixas juntas se desdobram em uma história musicada pelas ruas de Porto Alegre. E, no caso do vídeo de “Essa Cidade Cheia de Heróis”, pela bela performance do novo ator Guilherme Conrad. O curta que dá vida ao disco foi produzido por uma série de artistas locais e coletivos. Tem a direção de Bruno dos Anjos e a produção de Carina Goettems, Marta Karre e Preto Filme.

Para quem estiver na região Sul nesta semana, o Alpergatos se apresenta nesta quinta (20) e sexta (21) para shows de lançamento do novo trabalho, sendo esse da sexta ao lado da bombada Ventre, do Rio, e do cantor local Thiago Ramil.

>>