CENA – Autoramas vasculha o HD e faz um grande disco de sobras. Ouça “B-Sides & Extras Vol. 2”

1 - cenatopo19

* Para uma banda que não para de fazer discos e viajar pelo mundo para shows, o Autoramas viu neste grande período trancado em casa uma coisa útil: organizar todo seu material, arrumar a discografia digital bagunçada, ordenar seu grande catálogo, que não estava inteiramente disponível em suas páginas.

Aproveitando o jeito na bagunça para descobrir músicas engavetadas à espera de uma oportunidade, o Autoramas dá à luz agora a segunda parte do grande material de músicas soltas, “B-Sides & Extras Vol. 2!”. São canções algumas inéditas ou que só haviam sido lançadas apenas em vinil, participações em coletâneas e programas de TV e também versões especias para rádio e vídeos.

São dez músicas, cada uma com uma história, contada pelo próprio guitarrista e cantor do Autoramas, o Gabriel Thomaz.

capa

1 – “Abecedário”
Em 2007, o selo Allegro Discos, de Goiânia, convidou o Autoramas para gravar uma faixa num tributo a músicas infantis chamado “Mofolândia”. Escolhemos a musica “Abecedário”, do disco do seriado Vila Sésamo, canção escrita pelos irmãos Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle para a trilha do programa. Acabou que o projeto “Mofolândia” foi engavetado e a gravação do Autoramas nunca saiu. Mas agora abre este “B-Sides & Extras Vol. 2”. Um grande agradecimento ao Sandro Belo, da Allegro Discos, que nos autorizou a usarmos a faixa.

***

2 – “Energy Joe”
Já havíamos gravado esse clássico do Surfin Bird no tributo à banda japonesa Guitar Wolf, o CD “I Love Guitar Wolf Very Much”, que saiu apenas no Japão. Para lançá-la em outros países optamos por regravá-la em Santiago do Chile, no lendário estúdio da Algo Records, com produção do grande Perrosky. Saiu como bonus track na edição argentina (Scatter Records) do álbum “Teletransporte” (2007)

***

3 – “Surfin’ Bird”
Gravamos o clássico do Trashmen na mesma sessão que “Energy Joe”, no estúdio da Algo Records, E também saiu como bonus track da edição argentina do “Teletransporte”. Sempre foi um grande sucesso nos shows do Autoramas.

***

4 – “In’n’Out of Grace”
Gravamos essa no Rio de Janeiro em 2009, com produção de Fausto Prochet a pedido da Monstro Discos, que a incluiu no tributo brasileiro ao Mudhoney, “March to Sickness”.

***

5 – “A 300 Km/H (Edit)”
Faixa do álbum “Teletransporte” em versão editada, que só havia sido lançada no CD promo invendável do disco, junto com “Hotel Cervantes”. Foi a versão que tocou nas rádios.

***

6 – “Mais ou Menos”
Gravada ao vivo na tenda Brasil no Rock In Rio III (2001). Essa música já vinha sendo tocada ao vivo, mas só foi lançada mais tarde no mesmo ano, no segundo álbum do Autoramas, “Vida Real”.

***

7 – “Mundo Moderno”
Gravada ao vivo em São José dos Campos, em São Paulo, foi lançada pela Groovie Records portuguesa no split com a banda GreenMachine, do Porto, em versão editada e apenas em vinil 7 polegadas, em 2007.

***

8 – “Beleza”
Foram gravadas duas versões dessa música para o álbum “Nada Pode Parar os Autoramas” (2003). Esta versão aqui presente foi a que não entrou. Ela foi produzida pelo Carlos Trilha em seu estúdio no Jardim Botânico, no Rio, juntamente com músicas gravadas na mesma sessão que entraram no álbum, como “Nada a Ver”, “Caso Perdido” e “Resta Um”.

***

9 – “1,2,3,4 (In English)”
Foi gravada em Terneuzen, Holanda, durante a turnê de 2007, produzida por Dylan Nutzmann, que também tocou o órgão Farfisa. Saiu em vinil vermelho 12 polegadas num split com a banda de Dylan, Mr Atom & His Protons, um disco raríssimo que é vendido a preço alto na internet.

***

10 – “A História da Vida de Cada Um (Kassin Remix)”
Gravamos com Kassin em 2005 algumas faixas para a coletânea “RRRRRRROCK!”. E ele aproveitou a voz de Gabriel Thomaz para fazer uma remix com sonoridade totalmente distinta à do Autoramas. Só havia estado disponível antes no perfil do Autoramas na TramaVirtual, portanto fora do ar por muitos anos. Agora não mais.

>>

  • Leocádia Joana Garibaldi Pinto

    Autoramas sempre é bom ! 😀