CENA e a Música da Semana – Marcelo Jeneci, “O Seu Amor Sou Eu”

CENA e a Música da Semana – Marcelo Jeneci, “O Seu Amor Sou Eu” Foto: divulgação

1 - cenatopo19

* “O Seu Amor Sou Eu”, música do novo álbum de Marcelo Jeneci, “Guaia”, chamou nossa atenção. Vamos aproveitar que queremos falar dela para estabelecer um compromisso aqui: destacar na nossa CENA, toda semana aqui na Popload, uma faixa nova em especial da música independente brasileira (não necessariamente da semana). Já que o Jeneci está de volta (seis anos desde o último álbum e quase cinco da sua apresentação no Popload Festival, quem lembra?), vamos inaugurar a seção com ele e sua “O Seu Amor Sou Eu”. Com texto de Vinícius Félix.

jeneci2

“Guaia”, que tem esse nome por conta do bairro de Guaianazes, periferia de São Paulo, Zona Leste, onde Jeneci cresceu, é o álbum que dá sequência à boa discografia de Marcelo.

Na primeira audição, a impressão que fica é a de que temos um Marcelo mais distante do seu pop mais radiofônico daquele que (quase) não toca mais em rádio no Brasil e mais perto de um lado experimental que não abre mão de ser pop – e radiofônico para o rádio que gostamos de ouvir.

A primeira faixa que saltou bem aos nossos ouvidos foi “O Seu Amor Sou Eu”, que tem melodia e música de Jeneci e letra de Luiz Tatit, um dos parceiros de Jeneci no álbum ao lado de vários outros.

A letra é uma declaração de amor daquelas rasgadas, onde já começa com o autor sem jeito: “Sei que digo coisas sem sentido/ com palavras habituais/ é assim que sai”. A batida da música literalmente é o batimento cardíaco de alguém ou uma simulação disso, enquanto as cordas são russas – gravadas pela Filarmônica de São Petesburgo. Cheia de requinte assim, é uma canção do coração musicada pelo coração, veja bem.

Como em boa parte do disco, Jeneci leva quase tudo sozinho na canção: arranjo de cordas, órgão, rhodes, sanfona, baixo synth, além da voz, lógico. Pedro Bernardes e Lux Ferreira, produtor e co-produtor, respectivamente, auxiliam nas programações com Lux também no baixo synth e Pedro em um solo de guitarra que entra fácil na lista de melhores solos de guitarra do ano, especialmente para quem não acredita mais em solos de guitarra.

Amor, batimentos cardíacos, cordas russas, solo de guitarra. 2019 também pode ser assim, quem diria. Jeneci disse.

***

* As fotos de Jeneci que ilustram este post são de Roberto Kozek.

** Ouça “O Seu Amor Sou Eu”, de Marcelo Jeneci, na Popload Radio.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 02/08/2019
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
ROYAL BLOOD – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile