CENA – Jadsa usa a guitarra para abrir seus caminhos na ótima “A Ginga do Nêgo”. Com uma ajudinha de Exu

CENA – Jadsa usa a guitarra para abrir seus caminhos na ótima “A Ginga do Nêgo”. Com uma ajudinha de Exu Foto: divulgação

1 - cenatopo19

* Há um quê de divino e de mântrico o primeiro single da guitarrista e cantora baiana Jadsa, “A Ginga do Nêgo”, que está sendo lançado pelo selo Balaclava Records nas plataformas digitais.

Acredite quando ler que a música, que não tem nem dois minutos de duração, serve para “abrir caminhos” para o primeiro álbum da artista, “Olho de Vidro”, que sai no dia 26 de março, disco esse bancado pela Natura Musical.

“A Ginga do Nêgo”, excelente canção atravessada por uma guitarra cortante, evoca Exu, orixá da encruzilhada, o mensageiro da comunicação entre os vivos e as divindades. Evoca Exu no ódio, sambando manco, mão forte no couro, rasgando beats, abrindo pro santo, rodando, dando. Está na letra.

jadsa

A encruzilhada de Jadsa é ser uma guitarrista alternativa dentro da diversa cena baiano. E, se o álbum “Olho de Vidro” tiver mais músicas como esta “A Ginga do Nêgo”, ela vai atravessá-la bonito.

“Na letra eu sinto que tem uma raiva, vontade de explodir tudo, olhar para a frente e seguir. Essa força eu sinto em Exu, por isso o cito”, fala Jadsa.

Na música em si, e em um campo mais “terreno”, tendo a guitarra como instrumento abridor de caminhos, “A Ginga do Nêgo” evoca algo grandioso tipo The Edge no U2 dos anos 80, cabe o exagero. Ainda que as barreiras a serem rompidas naquele tempo e espaço para a banda irlandesa eram outras.

A música é uma das diversas parcerias de Jadsa com o baixista Caio Terra, que a acompanha nos palcos desde 2014 e é responsável pelo arranjo. “A Ginga do Nêgo” a princípio era um poema e foi adaptado para o arranjo de baixo.

Tanto o single quanto o álbum em si Jadsa os guardam desde 2019, quando gravou tudo no Red Bull Studios, em São Paulo. “Olho de Vidro”, o disco, vem suceder o EP de 2020, “Taxidermia vol. 1”, que teve João Milet Meirelles (BaianaSystem) como colaborador na produção musical. Os dois seguem o trabalho em “Olho de Vidro”.

***

* As imagens de Jadsa, deste post e da chamada dele na home da Popload, são do parceiro João Milet Meirelles.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 09/02/2021
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile