CENA – Mulamba estreia na Popload o vídeo de “Vila Vintém”, um olhar das periferias que precisam que se olhe por elas

>>

premierepopload_10 1 - cenatopo19

Foto: Luciana Petrelli

Foto: Luciana Petrelli

Uma das bandas mais contundentes da CENA brasileira, de um país que cada vez mais precisa de contundência em suas diversas formas culturais, a Mulamba, sexteto feminino de Curitiba, lança com exclusividade na Popload o vídeo de “Vila Vintém”, o segundo a sair de seu disco de estreia, o explosivo “Mulamba”, lançado no ano passado, e a primeira mostra visual do álbum a ganhar luz agora em 2019.

“Vila Vintém”, a música, de autoria da vocalista Cacau de Sá e que traz o nome e as feridas de uma favela do Rio de Janeiro que constantemente sofre da violência do Estado, mostra em “Vila Vintém”, o vídeo, um choque de duas realidades diferentes e iguais das periferias brasileiras. Porque foi filmado na Ocupação 29 de Março, em Curitiba, terra da Mulamba, E traz um personagem.

O vídeo, poderoso nas imagens, resistente na música que lembra bons tempos de um “Chico Buarque de protesto”, é centrado na pessoa de Elidieu, haitiano refugiado que construiu com as próprias mãos sua casa depois que a Ocupação 29 de Março pegou foto, no ano passado.

O recado do vídeo é direto e reto, embora torto. Vila Vintém, favela carioca, em vídeo filmado em comunidade curitibana, carrega nesse filme as milhares de favelas e os milhões de Elidieus que lutam por moradia nesse país. “Da nossa forma mais humilde, gostaríamos de chamar atenção para todas as outras comunidades periféricas que precisam que alguém olhe por eles, para que haja respeito por parte do Estado e para que haja preocupação com a infra-estrutura local. Tudo isso é para fortalecer o rolê deles”, diz Caro Pisco, baterista da Mulamba.

Veja o vídeo de “Vila Vintém” e sinta a bronca.

***

** As fotos da Mulamba, usadas neste post e na chamada dele na home da Popload, são de Luciana Petrelli

*** Só como efeito de atualização, o vídeo de “P.U.T.A.”, música do primeiro álbum e que praticamente revelou a Mulamba para o Brasil no ano passado, para além da cena indie curitibana, já ultrapassa os 3 milhões de views no Youtube.

**** A Mulamba é Amanda Pacífico (voz), Cacau de Sá (voz), Caro Pisco (bateria), Érica Silva (baixo, guitarra e violão), Fer Koppe (violoncelo) e Naíra Debértolis (guitarra, baixo e violão).

>>