CENA – Nova do Compositor Fantasma e disco do ABC Love realçam o indie-mistério brazuca

CENA – Nova do Compositor Fantasma e disco do ABC Love realçam o indie-mistério brazuca Foto: divulgação

1 - cenatopo19

* De vez em quando aparecem coisas assim no indie nacional.

Era uma vez, em 2001, no meio do fervo dos Strokes, novo rock, música de guitarra nas pistas de vários clubes em uma aquecida noite paulistana, um tal de Ponto Chic lançou uma música chamada “Alguém Aí”.

O som listava, na letra, toda a cena indie brasileira, um verdadeiro quem-é-quem de época. Era o ser indie debochando de ser indie. Citava personas daquele começo animado dos 2000, citava banda, CD-R, blog, single em vinil, post-rock, CD dos Strokes. Até eu entrei na dança. Ou na música. Acabava perguntando “Alguém aqui se considera indie?”.

O fato é que a música virou um hino entre os… indies Mas ninguém nunca soube quem era Ponto Chic. De quem era aquela música.

(((Achei ela aqui num dos maravilhosos podcast da Midsummer Madness carioca, do Lariú, que também está citado na música)))

O fato é que temos hoje, no indie nacional, duas entidades (quase) misteriosas lançando novos trabalhos.

Captura de Tela 2020-06-16 às 11.55.44 AM

* COMPOSITOR FANTASMA – É um alter-ego do produtor musical Gabriel Serapicos, que consiste em reviver as músicas de “um compositor que desapareceu deixando para trás incontáveis letras e partituras”. Serapicos está regravando essa obra deixada. Nos shows ao vivo do Compositor Fantasma, ele aparece em áudio nas aberturas. E logo some para suas músicas ocuparem os espaços.

Serapicos, que tem um projeto de jazz-blues-samba sob seu nome, atua assim em outro espectro musical, uma indie-MPB, lançando desde 2018 as músicas do seu Compositor Fantasma, em singles e EPs. E tem poucos dias ele lançou a ótima “Não Sabendo Que Era Impossível”.

A letra é ótima: o trecho “Você se convenceu das melhores intenções de um canibal” merece um estudo sociológico.

* ABC LOVE –Sexta passada, Dia dos Namorados, saiu “Back to Love”, de outra entidade misteriosa, a banda ABC Love, liderada pelo cantor mascarado Gevard du Love, que não revela seu rosto nem sua identidade. “Back to Love”, um EP de cinco músicas, é a “continuação carioca” de “ABC Love e o Álbum do Prazer”, lançado em 2017, esse um disco cheio.

Cheio de participações especiais bacanas, umas frases em francês e inglês nas músicas que experimentam timbres de um pop carioca dos 80, “Back to Love”, o EP, deu à CENA a música “Flertes”, deliciosa, um love game cantado por Yma e Gab Ferreira. A viagem, “Dot Com”, que encerra o disquinho, deve ser bem boa para transar.

O EP está nas plataformas. Algumas são encontradas no Youtube. Tipo esta aqui:

>>

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile