CENA – Tranquila e despretensiosa, Gumes lança “Preguiçosa”, seu primeiro single

>>

1 - cenatopo19

Foto: Rodrigo Lins

Foto: Rodrigo Lins

São Paulo, inegavelmente, além de uma das capitais mais movimentadas do país, também é berço das bandas que mais circulam atualmente na cena nacional. Do meio de toda essa efervescência e da agenda borbulhante de novos lançamentos, a Gumes nasceu. Formada por um ex-guitarrista da Raça e Ombu, junto de três integrantes da Goldenloki, a banda paulista lança hoje, pelo Popload, seu primeiro registro, o single “Preguiçosa”. A produção caseira traz um ar despretensioso capaz de dar o tom do que vem por aí, seu primeiro disco.

A Gumes foi formada em 2016, mas nunca teve uma continuidade em suas gravações e regravações, fazendo com que seu primeiro som totalmente finalizado ficasse pronto apenas dois anos depois dos integrantes se reunirem para tocar. “Preguiçosa”, faixa de estréia e o primeiro single do seu disco, sai hoje pelo selo mineiro, Pug Records. A gravadora de Juiz de Fora é a mesma responsável por lançar Filipe Alvim, Duplodeck, Gaax e outros artistas do indie lo-fi brasileiro.

O single lançado hoje ganhou um vídeo animado, contendo partes da letra retratada na canção, apresentando algumas figuras e desenhos que conseguem ampliar o significado das poucas frases da música. Sonoramente, ela apresenta referências noventistas, apoiando o som nas guitarras, mas mantendo a simplicidade, sem exagerar nos efeitos e modulações. O principal da faixa tocada pela Gumes é a falta de pretensão em fazer algo polido e acabado, focando mais na crueza e simplicidade.

Gumes, com sua primeira faixa, conseguiu mostrar um pequeno vestígio do que deve apresentar em “bb”, disco que sai em agosto também pela Pug Records. Para o lançamento, a banda promete lançar mais algumas faixas antes do lançamento oficial do seu primeiro álbum completo, todas elas em formato de vídeo, assim como o som divulgado hoje.

Para quem já acompanhou o trabalho do Raça e Ombu ou é fã de bandas como American Football e até Mac DeMarco, Gumes pode ser um prato cheio, trazendo momentos de calmaria vindo direto de uma das cidades menos calmas do país.

O vídeo de “Preguiçosa” pode ser conferido logo abaixo. A faixa também estará disponível em outras plataformas da banda muito em breve.

>>