CENA – Veja o disco novo do incrível Catavento, do Sul. Ou ouça o novo vídeo do disco, como quiser

>>

1 - cenatopo19

image (1)

* Saiu hoje, para streaming, o terceiro álbum da banda gaúcha Catavento. Mas não é uma banda da capital gaúcha, Porto Alegre, mas sim de Caxias do Sul, da serra. O disco não é exatamente um disco indie apesar da alma independente da banda estar ali, permeando as dez faixas, com um cheiro da Honey Bomb Records. Mas só um cheiro agora. O álbum tem “costas quentes”, porque virou um dos projetos selecionados pela marca de cosméticos Natura, que o bancou com seu braço apoiador, o Natura Musical, além de contar com apoio financeiro também de órgãos culturais do estado deles, o Rio Grande do Sul. Com tudo o que esses apoio$$$ trazem em produção e produtores.

Talvez por conta de tudo isso, amarrado, o nome do disco traga um título-confesso, “Ansiedade na Cidade”, que permeou também o primeiro vídeo-single do novo trabalho, lançado aqui mesmo há algumas semanas, o Panca Úmida, muito bons tanto o vídeo quanto a música.

Catavento por Rodolfo Cemin 04

Conceitos filosóficos à parte, porque isso já foi falado aqui, a Popload vai além do streaming do novo Catavento lançado. Publicamos aqui, neste post, o álbum visual de “Ansiedade na Cidade”, discão rico e evolutivo de uma banda que construiu bom nome no indie nacional traficando na psicodelia, que vai dos anos 70 brasileiro até a pegada Tame Impala/Boogarins que marca a atualidade do indie nacional algo viajante, algo longe dos centros mais urbanos (com o que isso tem de bom e ruim).

Mais robusta sonoramente e na formacão (hoje um septeto), a Catavento arrisca mais e agora atinge timbres jazzísticos sem descambar, porque o indie moderno, deve ser o espírito do tempo, deste tempo, anda jazzie, groovie. Vivemos a era que o novo jazz lota clubes em São Paulo, festivais indies lá fora.

Mas voltando ao álbum visual, para o disco também falar a linguagem do Youtube, a banda botou uma menina para sair de casa e percorrer ruas de Caxias do Sul até chegar no QG da banda e de boa parte do bom rock novo do Rio Grande do Sul, o da gravadora Honey Bomb. Num deslocamento que leva o mesmo tempo de duração do disco, a ideia aqui é dar um movimento e uma diversidade de visuais que combina com o ritmo sonoro de “Ansiedade na Cidade”.

Um dos diretores do vídeo, Breno Dallas, conta um pouco sobre “a mensagem” e o aspecto ténico do disco visual.

“A ideia que tivemos para o vídeo que acompanha o álbum é de um lance ininterrupto, algo que conversasse com o álbum, que tem uma sonoridade bastante conceitual, com canções muito relacionáveis entre si. Assim este álbum visual foi produzido através de um único plano sequência de base, que mostra uma garota caminhando pelas ruas de Caxias do Sul. O vídeo é acompanhado por intervenções visuais de inúmeras origens, desde outras imagens do caminho da personagem captadas com uma segunda câmera até gifs e desenhos feitos pela própria banda, que também acompanham o encarte do álbum. As intervenções visuais mesclam noções de realidade aumentada e realidade diminuta: por vezes um segundo ângulo de um objeto se destaca no cenário, como se estivesse em um relevo tridimensional; em outras usamos croquís para “pixar” a imagem, diminuindo o campo de visão do espectador. Essas intervenções visuais buscam dialogar também com as músicas e com o sentimento passado por elas”.

O melhor mesmo é ver logo o novo disco do Catavento.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 03/08/2018
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile