COACHELLA – A experiência artsy e imersiva da identidade visual do festival. Com trabalho de um brasileiro no meio

>>

coachella_artsy (11)

Um dos grandes atrativos do Coachella, festival de Música e Artes (até no nome) que rola anualmente em Indio, deserto da Califórnia, é toda sua composição física artsy, montada no campo de polo da cidade.

Neste ano, o evento está oferecendo especialmente uma experiência sensorial de 360 graus e esculturas maciças cheias de cores feitas em estuque.

Em entrevista ao site “LAist”, Raffi Lehrer, diretor de arte da Goldenvoice, empresa de entretenimento que organiza o Coachella, disse que a intenção e esperança deles é que haja um estímulo cada vez maior ao público em relação à arte visual do evento.

Até por isso, os relatos são de que o imenso espaço dedicado ao Coachella está ainda mais ocupado com essas mostras de arte na edição deste ano em comparação aos anos anteriores.

Entre os principais destaques está The Antarctic, uma espécie de bolha gigante que possui uma experiência audiovisual projetada em 360 graus, chamada Chrysalis, que conta com vídeo feito por Android James, com ciclos visuais a cada dez minutos, inspirados no deserto e na anatomia humana, tudo refletido de um jeito mais psicodélico.

Tem ainda a Chiaozza Gardens, conjunto de esculturas de estuque colorido desenvolvido por artistas do Brooklyn, Terri Chiao e Adam Frezza, que contaram com ajuda até de carpinteiros.

O Brasil também está representado na parte artsy do Coachella. O paulistano Gustavo Prado é o responsável pelo Lamp Beside the Golden Door, que consiste basicamente em um espaço que contém superfícies reflexivas para transferir o isolamento de um espelho selfie em uma experiência coletiva. O nome vem da última linha do poema de Emma Lazarus, “The New Colossus”, que descreve a experiência de encontrar a estátua da Liberdade como um imigrante para a América. “Pessoas amontoando em torno de sua arte, vendo seus rostos refletidos ao lado uns dos outros, evocando a experiência semelhante de imigrar para a América em massa”, informa o LAist.

Essas tais experiências artsy em larga escala estarão em exibição também durante o próximo fim de semana do Coachella. Abaixo, uma galeria de fotos feitas por Annie Lesser dessa experiência imersiva dentro do festival.


LAMP BESIDE THE GOLDEN DOOR (do brasileiro Gustavo Prado)

coachella_artsy (13)

coachella_artsy (9)

coachella_artsy (3)

coachella_artsy (2)

CHIAOZZA GARDENS

coachella_artsy (6)

coachella_artsy (5)

coachella_artsy (4)

coachella_artsy (4)

CROWN ETHER

coachella_artsy (7)

coachella_artsy (8)

coachella_artsy (5)

THE ANTARCTIC

coachella_artsy (12)

coachella_artsy (1)

IS THIS WHAT BRINGS THINGS INTO FOCUS?

coachella_artsy (14)

ARTSY61

>>