“Creep” tá na moda. Thom Yorke faz versão 2021 do clássico do Radiohead para estilista japonês. E para este mundo loko

>>

* A música mais famosa da famosa banda inglesa Radiohead, “Creep”, ganhou uma versão nova de seu criador, Thom Yorke, a “Creep (Very 2021 Rmx)”.

Os motivos são três: pelos 30 anos da música, que já existia antes de o Radiohead lançar seu primeiro álbum, “Pablo Honey” de 1992; porque segundo Yorke o mundo parece estar de cabeça para baixo e merece este novo remix da fucking special canção; e para oferecer a versão ao amigo estilista japonês Jun Takahashi.

A versão, que começa voz e violão, diminui bem a velocidade da original e vai ganhando um andamento dramático tanto pelo vocal “bêbado” de Thom Yorke quanto por um rasgo de guitarra metalizado, dura nove minutos.

Esta “Creep” 2021 e foi oficialmente mostrada no final de semana no Japão por Takahashi, ao mostrar a coleção de outono de sua importante marca, a Undercover, num evento de moda.

É do fashion designer também a arte que ilustra o vídeo que “Creep (Very 2021 Rmx)” ganhou. E que você pode ver no vídeo abaixo.

***

* “Creep”, o clássico do Radiohead que já chegou a ser banido pela banda de seus shows e foi magistralmente zoada “para o bem” por Beavis & Butt-Head nos áureos tempos da MTV americana, é uma música que parece que não vai morrer nunca.

Há poucos anos, Lana Del Rey veio a público (ou seja, às redes sociais) dizer que estava sendo processada por advogados do Radiohead, que a acusavam de plagiar “Creep” na música “Get Free”, de seu álbum de 2017, “Lust for Life”. O povo que cuida da parte legal da banda inglesa negou o processo, dizendo que apenas queria que Lana incluísse nos créditos o nome de Thom Yorke na autoria de “Get Free”. As músicas têm, sim, alguma semelhança mesmo. Não aconteceu nem o processo, nem a inclusão da autoria nos créditos de “Get Free”.

Há poucas semanas, no enorme show do Foo Fighters no Madison Square Garden, que oficialmente abriu a importante arena de Nova York para shows lotados depois da pandemia, o Foo Fighters tocou “Creep” para o convidado especial Dave Chappelle cantar. O popularíssimo comediante da Califórnia é famoso, entre outras coisas, por sempre arriscar no gogó uma cover de “Creep” em seus shows de stand-up ou em aparições em performances de amigos.

Aqui, o tweet de Thom Yorke explicando sua “nova Creep”.

>>