Dos teclados aos multi-instrumentos. Plucking Wings, do Rio, espécie de braço roqueiro do Twelves, lança single na Popload

>>

premierepopload_10

* Assim como hoje em dia ninguém ousa perder uma festa em que a dupla Selvagem, de SP, esteja tocando, o mesmo auê baladeiro acontecia, há alguns anos (tipo 2006, 2007), quando o duo The Twelves, do Rio, se apresentava. Cada qual com sua pegada e seu foco, o Twelves arriscou mixar boas bandas indies da época, remixes esses aceitos como oficiais ou semi numa lista que incluiu Black Kids, La Roux, Metric, Virgins, Fever Ray, Two Door Cinema Club. Até Daft Punk entrou na dança.

O Twelves, projeto dos bambas João Miguel e Luciano Oliveira, tocava música dos outros. Mas pegava essa música e por cima imprimia a sua marca, a marca Twelves. Dava uma cara nova e própria, quase que tomando para si as canções alheias. Era fácil saber quando era um remix da dupla.

Hoje o Twelves está atravessando um extenso hiato para se reinventar. Tudo bem que recentemente lançaram dois remixes, mas a ideia mesmo é armar uma grande volta, desta vez com músicas próprias.

Esse hiato permitiu o João Miguel a se reinventar ele mesmo. Há poucas semanas, ele botou a cara para bater sozinho com a superbanda carioca Plucking Wings, lançando um single chamado “Back”, sugestivamente batizado. Superbanda é uma zoeira minha. É banda de um cara só, vale frisar. No Plucking Wings, João toca tudo, canta tudo, produz e edita tudo. E faz as artes da banda e das músicas!

plucking1

“O Plucking Wings é um projeto solo meu menos eletrônico e mais focado nas guitarras, que sempre foi meu instrumento principal. Sempre quis fazer esse projeto mas só agora tenho a tecnologia e o conhecimento necessário para fazer”, conta João Miguel. “Faço as letras, canto, toco todos os instrumentos, mixo e masterizo tudo sozinho no meu estúdio. O processo é bem enlouquecedor (rs), mas te dá aquele controle absoluto que pode ser bem gratificante no final.”

E hoje, lançamento exclusivo Popload, João Miguel vem com seu Plucking Wings para mostrar a nova “Out of Control”, à venda por um mísero dolar em seu bandcamp. E ainda tem desconto para quem usar o “promo code” Popload no checkout do Bandcamp.

Na música, João Miguel participa da seginte forma, atenção: com todas as três vozes, tocando três guitarras, dois violões, baixo, bateria, percursão (triângulo, shaker, palmas, tamborim), mellotron, synth e organ. Produziu e editou.

Embora tenha umas 20 músicas prontas, a pretensão não é lançar um álbum cheio, e sim um EP de cinco músicas, que deve sair no Carnaval. “Muitas bandas estao desistindo do álbum e ficando só com os EPs. A galera hoje em dia compra mais música avulsa, não albuns…”

>>