“Feels Like the First Time”: um disco raro do Nirvana perdido numa loja da França

“Feels Like the First Time”: um disco raro do Nirvana perdido numa loja da França Foto: divulgação

>>

* Lembro que eu soube por um tweet da Frances Bean Cobain, no ano passado, que o raro álbum “antes pirata hoje quaaase oficial” “Feels Like the First Time” foi reeditado em vinil e chegou em lojas de discos dos EUA em “edição limitada”. O disco já havia ganho nova edição em CD em 2013 e, pelo que eu ouvi falar, isso não sei confirmar por causa de infos desencontradas, que nunca havia saído em vinil. Obviamente procurei algumas vezes o tal vinil, no ano passado, inclusive na Rough Trade do Brooklyn, em Nova York, e não encontrei. Lembro de ter olhado na internet e achado quem o vendia por US$ 250.

“Feels Like the First Time” traz duas performances especiais do Nirvana ao vivo, gravações de 1992 e 1993. A primeira tirada de um show em Melbourne, na Austrália, transmitida ao vivo pela ótima emissora de rádio Triple J. A de 1993 é de um famooooso concerto de Seattle no Pier 48 em dezembro daquele ano, que a MTV gravou para exibir no programa “Live and Loud”, de modo editado, no dia 1º de janeiro de 1994. A versão na íntegra saiu em DVD em 2013, remasterizado e com outros cortes de câmera não usado na transmissão original, em reedições de luxo do álbum “In Utero”, na comemoração dos 20 anos do disco.

Muitos consideram o show para o “Live and Loud”, em Seattle, o melhor do Nirvana em sua algo curta história. Kurt Cobain de fato estava em seus melhores dias, quebrando tudo, chamando “irresponsavelmente” uma galera para subir no palco e destruir o set montadinho da MTV. Gênio.

O disco “Feels Like the First Time” tem também quatro músicas vindas das duas apresentações do Nirvana no programa nova-iorquino “Saturday Night Live”, em áudio até que decente. Uma de 1992, outra do ano seguinte. São as canções “Smells Like Teen Spirit”, “Territorial Pissings”, “Rape Me” e “Heart Shaped Box”.

Daí que, de bobeira em uma FNAC em Cannes, litoral sul da França, na semana passada, levei um susto quando no meio de uma prateleira de “novidades” achei esse disco do Nirvana em vinil. Com capa diferente da do CD e em vinil duplo AZUL, em preço razoavelmente decente. Depois de uma pesquisadinha no Twitter eu intui que o disco, o vinil desde Nirvana raro, chegou em algumas cópias agora na Europa.

Se isso é verdade ou não, o certo é que agora eu posso sossegar quanto à procura desse disco.

Abaixo, dois vídeos do DVD cujo áudios estão em “Feels Like the First Time”. Em tempos do documentário sobre Kurt Cobain, é sempre impressionante olhar e ouvir o show da MTV e imaginar que o roqueiro iria estar estupidamente morto dali a alguns poucos meses, dias.

>>

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile