Iê-êêêêêê-iê. Saiu o single de “Lithium” ao vivo do Nirvana em Melbourne, de 1992. “Nevermind” volta às paradas no EUA e no Reino Unido

>>

* Segue o fuzuê saudosista em torno do Nirvana, muito por conta do aniversário de 30 anos do álbum “Nevermind”, histórico, assunto forte na música no mês de setembro. O disco de 1991, a gente já falou pacas, saiu em edição especial comemorativa deluxe em muitos formatos, a serem entregues pelo correio a partir de novembro, dependendo do tipo e tamanho da caixa. Em novembro, dia 12, chega a edição digital.

Um desses vários formatos vai trazer um disco bônus de performance ao vivo da banda de Kurt Cobain dentro da “Nevermind Tour”, com faixas tiradas de shows na Califórnia, na Austrália, na Holanda e no Japão.

Em algum momento de ontem foi postado na conta do Youtube do Nirvana o áudio de “Lithium”, dessa caixa comemorativa do “Nevermind”, captado do show da banda na australiana Melbourne em 1992, que à época foi transmitido ao vivo na maravilhosa rádio local Triple J, uma das prediletas da casa. É de onde vem a versão que entrará no disco.

***

* Não era difícil de prever, o “Nevermind” voltou às paradas americanas de rock e na de música alternativa, divulgada pela “Billboard”. No chart britânico, que quase nunca deixou de frequentar, o segundo álbum do Nirvana emplacou um Top 30, graças ao aniversário do disco. Na “Billboard”, o “Nevermind” reapareceu no Top 50 pela primeira vez desde 2011, época em que saiu a edição deluxe comemorativa dos 20 anos.

Desde que foi lançado, em 1991, o “Nevermind” passou 543 semanas no “Billboard 200”. E nos EUA vendeu cerca de 10 milhões de cópias.

***

* Já que estamos falando da bombástica “Lithium”, vale trazer aqui de novo a versão que a banda nova paulistana Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo fez em especial para a Popload, na semana de aniversário do “Nevermind”, agora em setembro. Ninguém do quarteto indie de SP era nascido quando o Nirvana lançou seu segundo disco. Ainda assim, toda a energia do Nirvana foi lindamente captada.

>>