It’s not only rock’n’roll. Os Stones em Cuba, em imagens

>>

* A banda inglesa The Rolling Stones, que acabou de visitar o Brasil, fez outro de seus históricos shows na última sexta-feira, quando tocou de graça em Havana, em Cuba, na mesma semana que o tão-complicado país da América Central recebeu a visita do presidente americano Barack Obama, como sinal dos novos tempos. A apresentação foi de graça e reuniu cerca de 450 mil pessoas no Ciudad Deportiva, um gigante lugar esburacado para eventos a céu aberto, rodeado de casebres que tiveram suas lajes transformadas em camarotes. Foram 18 canções em duas horas de show de Jagger, Richards, Wood e Watts.

Foi a primeira vez que os Stones tocaram em Cuba. Quando a banda começou a fazer sucesso, nos anos 60, o país de Fidel Castro recebeu forte embargo americano e ficou isolado do mundo ocidental, por causa da Guerra Fria.

Cejdor_WAAAf1nt

Havia uma faixa enorme de “Brasil: Não vai ter golpe” no meio da plateia, em meio a camisetas do revolucionário Che Guevara e bandeira dos EUA e do Reino Unido. Em 2001, a banda galesa Manic Street Preachers furou o embargo e fez um show em Cuba. Fidel Castro estava na plateia. Em 2005, mais histórico ainda, o grupo meio-grunge americano Audioslave, de Chris Cornell e Tom Morello, se apresentou para 70 mil pessoas na capital cubana, misturando no setlist músicas próprias, do Soundgarden e do Rage Against the Machine. Foi a segunda aparição ao vivo de uma banda dos EUA permitida em Cuba. A primeira foi em 1981, de um grupo chamado Fabulous Titans.

No show dos Stones em Cuba, o público teve uma experiência off-line. Não havia wifi nem sinal de conexão no lugar, então as redes sociais não puderam ser alimentadas, embora muitos celulares registraram em fotos e vídeos o acontecimento rock histórico.

BGAPRS175

Em seu texto, a repórter Claudia Trevisan, do jornal “O Estado de S.Paulo”, descreveu como trabalhou à moda antiga no primeiro show dos Stones em Cuba: “Foi uma volta ao jornalismo off-line, no qual os textos eram ditados pelo telefone quando não havia máquinas de telex ou de fax à mão. A experiência de Havana foi ainda mais desafiante pela sobrecarga do sistema de telecomunicações na região do concerto, o que me obrigou a caminhar por quadras em busca de sinal, em uma corrida contra o tempo para falar com o jornal antes do fechamento –o horário em que as páginas devem ser enviadas para a impressão a tempo de chegarem aos leitores no dia seguinte”, contou.

Abaixo, veja o setlist da apresentação dos Rolling Stones em Cuba e um vídeo com a banda desempenhando ao vivo a canção de abertura, “Jumpin’ Jack Flash” e trechos ainda de “It’s Only Rock’n’Roll (But I Like It)”, com áudio que parece vir direto do canal de guitarras da mesa, de tão cru e bom que está o som dos instrumentos de Keith Richards e Ron Wood. Depois, outro vídeo de pedaços do show, mas com depoimento de galera. Tudo gravado e disponibilizado pela entidade digital cubana CiberCuba.

** O setlist dos Stones em Cuba

Jumpin’ Jack Flash
It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It)
Tumbling Dice
Out of Control
All Down the Line
Angie
Paint It Black
Honky Tonk Women
You Got the Silver
Before They Make Me Run
Midnight Rambler
Miss You
Gimme Shelter
Start Me Up
Sympathy for the Devil
Brown Sugar

Bis
You Can’t Always Get What You Want
(I Can’t Get No) Satisfaction

** Os vídeos

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 28/03/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile