Lá vem o documentário dos shows “bíblicos” do Oasis. Filme sobre Knebworth estreia nos cinemas em setembro. A princípio, na Inglaterra

>>

* Outra produção para se juntar à enorme lista de filmes e documentários de música que existem à disposição nos últimos anos, novos ou “novos”, o doc “Oasis Knebworth 1996” ganhou data de estreia nos cinemas. Ingleses a princípio, mas o plano é passar no planeta todo logo.

A produção que revela bastidores e outras revisitações às duas noites que 25 anos atrás reuniu 250 mil pessoas no vilarejo inglês ao norte do país e na época foi o evento musical ao ar livre da história, entra em cartaz no dia 23 de setembro.

Os ingressos para o filme estarão disponíveis, pelo menos na Inglaterra, a partir do dia 10 de agosto, exatamente o mesmo dia em que em 1996 a banda dos Gallagher abria a série de dois shows em Knebworth para entrar para a história.

Captura de Tela 2021-07-14 às 10.53.49 AM

Vale lembrar, os dois concertos, que juntou 125 mil fãs por dia, fizeram parte da turnê do segundo álbum deles, o trilionário “(What’s the Story) Morning Glory?”, lançado no ano anterior. A procura por ingressos quando os dois shows foram anunciados provocou, numa época pré-internet, a maior demanda de entradas da história do Reino Unido. Segundo números divulgados, 2.5 milhões de pessoas aplicaram por esses 250 mil ingressos, o que significa que QUATRO POR CENTRO DA POPULAÇÃO BRITÂNICA queria ir ver pelo menos um desses shows do Oasis em Knebworth. Equivale ainda a dizer que, se toda a procura fosse atendida, daria para esgotar 20 datas no gigantesco parque de Knebworth, onde ocorreram as apresentações.

Só para situar a nova geração sobre como se comprava ingressos em 1996: ou era por telefone, ou nas bilheterias dos locais dos shows, ou em postos designados para aliviar as filas quilométricas quando os shows eram disputados. Olhando de hoje, era uma tosqueira “tecnológico-analógica”.

“Oasis Knebworth 1996” é dirigido pelo cineasta e documentarista Jake Scott, ganhador de Grammy até.

“Knebworth foi para mim o Woodstock dos anos 90”, falou o Liam a respeito daqueles shows. “Eu não lembro direito sobre eles, mas nunca vou esquecê-los…” Oi, Liam?

“Foi bíblico.”

>>