Mimo de Natal gravado por Paul McCartney para seus companheiros de Beatles, de 1965, vaza na internet

>>

131217_beatles2

A internet e suas surpresas. Vazou na rede mundial uma gravação raríssima envolvendo o eterno Paul McCartney. Datado de 1965, o registro chamado “Unforgettable” consiste em uma fita compilada por Paul e dada de presente de Natal para seus três parceiros daquela banda, Beatles. Ou seja: existiram apenas quatro cópias disso em vinil, uma para cada.

Com duração de 18 minutos, o arquivo possui canções e experimentações vocais de Paul, além de trechos de músicas de Beach Boys, Elvis Presley e Rolling Stones, com Paul sendo uma espécie de DJ de rádio.

Em 1995, Paul falou sobre esse registro em uma entrevista para o historiador Mark Lewisohn, destacada pela Rolling Stones. “Se chama ‘Unforgettable’ porque começa com a Nat King Cole cantando ‘Unforgettable’. É como se fosse um programa de revista, cheio de entrevistas estranhas, música experimental, loops e algumas canções que eu sei que outras pessoas não haviam ouvido. Era apenas uma compilação de coisas estranhas”, relatou o ex-beatle.

Paul também contou, na época, que costumava gravar essas coisas em um par de gravadores Brenell, geralmente quando tinha tardes de folga entre os shows dos Beatles, “que eram muitas”. Entre as barulheiras sonoras de efeitos exclusivos de Paul na gravação, algumas foram aplicadas em músicas da banda posteriormente, como na clássica “Tomorrow Never Knows”.

>>