O 2016 que dá certo: Iggy Pop e Josh Homme vão lançar disco em março. E tocam na TV tipo hoje

>>

210116_iggy_josh

21 de janeiro está sendo um dia surpreendentemente bom para anúncios na música pop. Entre outras coisas, tivemos a promessa de música nova e/ou turnês do Radiohead, At the Drive-In, PJ Harvey e Pet Shop Boys. Como se não bastasse, chegou o gênio Josh Homme, do Queens of the Stone Age, e soltou uma bomba: ele gravou um disco “secreto” em colaboração com o Iggy Pop, a ser lançado em março, e a dupla faz sua primeira apresentação hoje à noite, no programa do Stephen Colbert.

Calma lá, tem toda uma história por trás – que você confere na íntegra nessa bela matéria do NYT. Tudo começou com uma simples mensagem de texto de Pop para Homme, falando, sucintamente “ei, seria legal se gravássemos algo”. Nos meses seguintes, os dois começaram a se corresponder e trocar ideias. Homme contou que os discos “The Idiot” e “Lust For Life” do Iggy Pop mudaram sua vida, enquanto Iggy fez questão de contar a história da gravação de tais discos, ambos produzidos por David Bowie em Berlim, para quem não lembra. Concordaram em se juntar para compor e gravar sob a condição de que, se odiassem o disco, iriam “enterrá-lo em algum lugar”.

O disco, chamado “Post Pop Depression”, vem como uma “sequência” aos discos que Pop gravou em Berlim, e tem como tema “o que acontece depois que você se aposenta? Onde está a honra?”, como descreveu o cantor. Ele acrescenta: “A vida americana é tão hiper-competitiva, o que acontece quando você não tem mais utilidade para ninguém além de si próprio? Você pode continuar a ser útil? Eu tinha um personagem em mente, uma mistura da minha pessoa com um militar veterano”.

Em 2013, Josh Homme chegou a mencionar que gostaria de gravar algo na linha de “Lust For Life” com o Queens of the Stone Age. “Parte de mim pensa que seria ótimo que um próximo disco fosse uma espécie de ponto-contraponto que ‘The Idiot’ e ‘Lust For Life’ possuem, saca? Amo os dois discos e eles apareceram em um curto intervalo”, disse ao site The Skinny.

O LP, que foi financiado pela própria dupla Homme + Pop, foi feito “para ser ouvido”, e não permanecer como algum projeto paralelo obscuro. Homme menciona que o objetivo era “ir onde nenhum de nós dois já foi, e ir até o fim”. Ainda conta com as participações de Troy Van Leeuwen (QOTSA), Matt Helders (Arctic Monkeys), Dean Fertita (QOTSA / The Dead Weather) e Matt Sweeney (Chavez, entre outros). Helders e Fertita devem aparecer ao vivo com o duo Homme + Pop, em “pouquíssimos shows, em locais pequenos, e você não vai conseguir um ingresso”. Popload Gig?

*** Fotos de Elizabeth Weinberg / NYT

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 21/01/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
ROYAL BLOOD – inner fixed
ROYAL BLOOD – inner fixed mobile