O Nirvana e as meninas: a cerimônia do Hall of Fame

030614_nirvana2

Foi ao ar neste fim de semana, pelo canal HBO, a tão comentada cerimônia do Rock & Roll Hall of Fame, realizada em abril, em que o Nirvana – potencializado especialmente pela figura de Kurt Cobain – foi o grande homenageado da noite. O grupo entrou “oficialmente” para a elite do rock e viu seu amigo de longa data Michael Stipe comandar a cerimônia.

Na parte musical, Dave Grohl e Krist Novoselic receberam no palco – além do Pat Smear, que chegou a ser membro oficial na fase final do Nirvana – uma banda bem diferente para dar um charme e muito barulho ao evento.

Algumas meninas importantes do velho e do novo rock fizeram as vezes de Kurt nos vocais. Joan Jett cantou o hino “Smells Like Teen Spirit”. Kim Gordon apresentou “Aneurysm”. A doce St. Vincent fez sua versão para “Lithium”, enquanto a neozelandesa Lorde, que nem era nascida quando o Nirvana acabou, cantou “All Apologies”. E quando ela Lorde mandou “All Apologies”, Dave Grohl estava na bateria, Novoselic na sanfona, Smear + Joan Jett + St Vincent na guitarra e Kim Gordon no baixo. Pensa!

030614_nirvana

Tudo isso pode ser conferido abaixo, com o programa na íntegra. Tem até a senhora Wendy Cobain, mãe do Kurt, fazendo discurso. E a viúva Courtney Love presente abraçando os membros vivos do Nirvana dando uma espécie de trégua no ódio eterno que existe entre as partes.