O reverendo musical Fabio Massari é o convidado desta semana do podcast ABFP. Popload sorteia dois exemplares de seu mais recente livro, o ótimo “84 – O Álbum Inglês”

>>kg

* Há uma compensação para nós o sumiço há anos do guru musical brasileiro Fabio Massari dos microfones das rádios ou das câmeras de TV. O cara migrou tem tempo para o mundo editorial e transformou em “Lado A” um certo “Lado B” literário, seja por trás das letras ou na frente delas, como neste delicioso recém-lançado “84 – O Álbum Inglês”, seu mais novo livro, lançado pela musicalíssima editora Terreno Estranho.

fabio massari

A obra, do ex-radialista e VJ dos bons sons na época de ouro da MTV Brasil, que ainda tem grande produção colaborativo-musicais em revistas e jornais na “época de ouro” destes, registrou em textos e fotos o que seria um diário de sua “turnê” pessoal na capital inglesa em 1984, quando tinha 19 anos. O que podia servir como desculpa para uma temporada fora do Brasil para “estudar inglês” na verdade era um mergulho particular de Massari no admirável mundo do rock na Inglaterra, o que no momento foi bom para ele no que ele se tornaria, como viria a ser bom também para muuuuuuita gente que o acompanhou por rádios e TVs nos anos seguintes, com fome de música independente.

E, por que não, o acompanha até hoje, como neste “84 – O Álbum Inglês”, que a princípio parece apenas ser um recorte temporal na vida de Fabio Massari, mas conta também um pouco da nossa história, até para quem nasceu depois de 1984 mas tem o mesmo apetite de conhecimento de sons alternativos. É também uma ode aos colecionadores de memorabilia, desses que guardam ticket de metrô da viagem a um clube para o show memorável ou que não vão embora para casa depois de uma gig sem comprar as não-oficiais camisetas de show, com as datas da turnê da banda na parte de trás.

massari2

O livro novo de Massari (o camarada da foto acima) é seu sexto, todos com altas conexões musicais num primeiro momento para organizar as memórias de sua vida, mas que carregam importante registro histórico de uma época, de um artista, de uma cena. Por exemplo, o primeiro deles, “Rumo à Estação Islândia”, um incrível relato de viagem que serve como um mapeamento da importante e surreal cena da terra da Bjork e Sigur Rós, está fazendo 20 anos de publicação.

“84 – O Álbum Inglês” (180 páginas, R$ 119,90) carrega em suas páginas relatos de Massari conhecendo templos ingleses para shows como o Hammersmith Odeon e o Marquee Club e idas a shows de “fulanos” como Franz Zappa, Simple Minds com abertura do Waterboys numa quinta-feira besta de maio, e festivais como o Monster of Rock e o Summer of ’84 Concert do Elton John em Wembley. Motorhead, Roger Floyd Waters, King Crimson e The Psychedelic Furs, entre vários outros, também estão na rota (rito?) de passagem de Massari em seu viajante livro. E que viagem.

***

* SORTEIO POPLOADA Popload vai sortear dois exemplares de “84 – O Álbum Inglês”, de Fabio Massari, uma publicação da Terreno Estranho. Azulzão, capa dura, caprichadíssimo. O esquema é o de sempre. Peça a edição no email lucio@uol.com.br, botando se possível algo como “livro do Massari” na linha de assunto, para ajudar nóis. Manda bala.

***

* ABFP – Massari é o convidado da semana do ótimo podcast ABFP, ou “Álvaro & Barcinski & Forasta & Paulão”, aventura moderna de quatro amigos de grandes serviços prestados à música da qual gostamos por aqui, nas diversas formas: Alvaro Pereira Junior, André Barcinski, André Forastieri e Paulo César Martin, num corte biográfico raso são todos ex-“Folha de S.Paulo” e sócios-fundadores do histórico ex-programa de rádio “Garagem”, que já botaram sua cara musical para bater em TV, filmes, livros, quadrinhos.

Todos os envolvidos, de Fabio Massari ao quarteto ABFP, com histórias cruzadas com a Popload desde o princípio dos anos 90, os anos “that punk broke”.

O ABFP, que está completando 1 ano de vida online e à distância (cada um está, a algum momento, em um lugar diferente do planeta), é um programa internético tão rico na troca de ideias quanto improvável: é um podcast semanal (vai ao ar às quintas-feiras) que toca músicas. Inteiras. O que o torna na real um programa de rádio travestido de podcast. A quebra de protocolos (e de discos) é uma marca dessa turma crítica deste sempre.

A riqueza a cada episódio do ABFP está não só no gosto musical de seus integrantes, mas principalmente nos papos, sempre guiados por um tema específico semanal, no compartilhamento de experiências pessoais não só guiadas pela música e nas já famosas “dicas” individuais de seus participantes, seja ela livros, filmes, séries, quadrinhos, aqui ligados ou não à música.

Se você já conhece, certamente está viciado. Se ainda não ouviu, vai ficar. E um bom motivo para começar agora é ir lá ouvir o episódio com o Fabio Massari, falando de seu livro novo e muito além. A quantidade de boas histórias do lado dos apresentantadores e do convidado é um absurdo.

>>