“OA”, o novo seriado-sensação, é dominado pela música indie

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* O Netflix (ou é “a” Netflix?) despejou em sua plataforma, na última sexta-feira, a surpreendente série indie “OA”, espécie de ficção científica misturada a drama para aproveitar a onda “sobrenatural” do sucesso que foi a irregular “Stranger Things”, de personagens simpáticos e historinha mais ou menos.

“OA” é mais consistente em sua trama-viagem, algo que explora mais a tal “experiência de quase-morte”. Ou, ainda mais punk, a experiência de pessoas que morrem ou julgam ter morrido e por algum motivo voltaram a viver, trazendo consigo do “além” alguns sensos aguçados e habilidades raras para algumas aptidões. Isso intriga muito a ciência, mesmo, e a série parte dessa premissa de “outras dimensões” para, com um ótimo elenco de desconhecidos ou quase, construir sua trama em oito episódios, que mistura ainda mistério, uma pitada de horror, investigação pouco ortodoxa do FBI, exotismo. E música indie.

Para começar, a série é dirigida pela atriz principal, Brit Marling (foto acima), e por Zal Batmanglij, que vem a ser irmão de Rostam Batmanglij, multiinstrumentista e produtor, que foi do grupo Vampire Weekend até o começo deste ano. Agora, Rostam tem uma banda-projeto com o grande Hamilton Leithauser, ex-Walkmen. Lançaram o primeiro álbum, o bonitão “I Had a Dream That You Were Mine”, em setembro último. A trilha de “OA” é de Rostam.

Mas não é só. Uma das personagens da história, toda aprisionada, é a cantora e diva indie Sharon Von Etten, que tocou em São Paulo em junho do ano passado, pelo Popload Gig. No episódio 3, ela canta uma música:

Uma canção que aparece algumas vezes na trama é “Better Man”, hit dos anos 90 do Pearl Jam. Cantada num coral de escola.

E, entre outras indieces, tem música do maravilhoso Majical Cloudz no episódio 5 em momento marcante. E do Beach House no episódio 6, com um personagem (ou uma) cantando a canção, numa hora que tenha tudo a ver cantá-la, acho. Se eu posso assim dizer, o Radiohead e a Sub Pop fazem uma ponta aqui neste “momento Beach House”de “OA”.

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Um hit de FM, o sucesso antigão do New Radicals “You Get What You Give”, surge no epi 5.

Para saber a lista completa da trilha sonora de “OA”, ela está aqui.

E toma o Majical Cloudz cantando a absurda e fantasmagórica “Downtown”, que está na série. É uma música de morrer. E voltar depois para ouvir mais. Desculpa se estou entregando alguma coisa. Mas a canção participa de uma cena bem lindona.

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Postado por Lucio Ribeiro   dia 21/12/2016
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