Os vinte anos de LORDE em dez momentos inesquecíveis

>>

Screen Shot 2016-11-07 at 19.27.31

Parabéns, Lorde! \o/

A rainha neozelandesa faz vinte aninhos hoje. 20! A mesma idade de alguns álbuns que amamos, como “If You’re Feeling Sinister” do Belle & Sebastian, “Odelay” do Beck e “Tidal” da Fiona Apple, por exemplo. Ou então, dando um exemplo mais pop, as Spice Girls lançavam “Spice”, o disco, enquanto a Lorde nascia (vai lá, com três dias de diferença). Feel old yet?

Não parece, mas para este lado do mundo a Lorde surgiu láááá em… 2013. Dada a trajetória da cantora, parece que faz muito mais tempo, mas são apenas três anos. Principalmente se você pensar que ela começou aos 12, com uma banda de metal, assinou seu primeiro contrato com gravadora grande aos 14 e aos 16 lançou o primeiro single, “Royals”, hit meteórico escrito por ela e ainda hoje cantado por bandas de todos os estilos, de Bruce Springsteen a Chvurches. Logo que foi lançado, virou primeiro lugar na Nova Zelândia e Austrália. Depois, virou primeiro lugar da Billboard americana, fazendo dela a primeira artista solo da Nova Zelândia a chegar no topo da parada dos EUA.

Em um (longo) post em sua página no Facebook, hoje, ela revelou que está em Nova York terminando o seu segundo disco. Ela fez questão de lembrar que não é a mesma pessoa que escreveu “Pure Heroin”, álbum de estreia. Muita coisa aconteceu desde então e ela diz que vem “coisa nova por aí”. “Tão bom quanto, talvez melhor, mas diferente.”

O que você já havia conquistado aos 20 anos? Eu prefiro nem responder, mas aos 19, Lorde era considerada por David Bowie o “futuro da música”, apenas. Na real, ela fez tanta coisa que esta lista poderia ter sido bem maior, mas escolhemos os nosso momentos preferidos, internacionais e nacionais, entre feitos e homenagens:

Os 10 melhores momentos da LORDE

lorde bowie

Lorde & David Bowie em foto que foi parar no Facebook do cantor

1. Cantando “Life on Mars” no tributo ao David Bowie no Brit Awards

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o pianista da banda de Bowie, Mike Garson, disse que o cantor considerava Lorde “o futuro da música”. Sobre a escolha da cantora para a homenagem, ele disse: “Foi a escolha perfeita. Alguns membros da família de Bowie e também o seu empresário achavam que ela seria a pessoa certa. Eles queriam envolver a nova geração”. Eles tinham razão… (no vídeo abaixo, Lorde entra aos 10:40):

2. Conquistando a América aos 16 anos, no programa da Ellen DeGeneres

Você sabe que uma banda explodiu ou está “prestes a” quando ela participa desses programas de auditório e de entrevistas dos EUA. Ainda em 2013 e logo depois de lançar “Royals”, ela cantou no programa da Ellen DeGeneres, que abriu a apresentação da garota destacando o fato dela ter apenas 16 anos de idade e a música que é #1 na América. “Quando eu tinha 16, meu melhor amigo era um cobertor e se chamava Tammy”, disse a apresentadora.

3. No mesmo ano, mas já aos 17 (sempre bom reforçar), ela cantou por meia hora no Letterman

Partindo do princípio acima, trinta minutos ao vivo no programa que levou as maiores e melhores bandas de que a gente tem notícia é um feito e tanto:

4. Lorde cantando para 40 mil (!) pessoas no Lollapalooza Brasil, em 2014

A cantora ficou tão impressionada com a quantidade de gente em seu primeiro show por aqui que postou uma foto aérea do público em seu Twitter, agradecendo aos fãs.

5. Lorde enquanto… Kurt Cobain

Em 2014, aconteceu em Nova York a tão-falada cerimônia do Rock & Roll Hall of Fame, em que o Nirvana foi o grande homenageado e onde Lorde aos 17 (hehe), no papel de Cobain, cantou “All Apologies”. Durante a sua apresentação, Dave Grohl estava na bateria, Novoselic na sanfona, Pat Smear + Joan Jett + St Vincent na guitarra e Kim Gordon no baixo:

6. “Yellow Flicker Beat”, sua música para a trilha sonora do filme “Hunger Games – Mockinjay Part 1”

Lorde foi a curadora da trilha, que incluiu nomes como The Chemical Brothers, Kanye West, Chvrches, Bat For Lashes, Charli XCX, Raury e muito mais. Ela canta também em “Meltdown” ao lado das HAIM e dos rappers Pusha T e Q-Tip.

7. A parceria com Disclosure na música “Magnets”

A faixa ganhou um vídeo de divulgação no qual Lorde encarna uma amante de um homem poderoso, mas que resolve partir o coração da moça de uma forma um tanto surpreendente. Daí, a Lorde toda fatal resolve se vingar…:

8. No programa Saturday Night Live

A parceria acima levou a cantora a um dos mais tradicionais programas ao vivo da TV americana. Espécie de reduto que abaliza a carreira de qualquer artista, o palco do SNL recebeu o duo inglês Disclosure, que levou a menina fenômeno Lorde para fazer “Magnets” ao vivo:

9. Na cerimônia do Grammy, em 2014

Ela concorreu a quatro prêmios, levou dois (o de Melhor Música do Ano e de Melhor Performance Solo – Pop) e cantou duas músicas, “Royals” e “Team”.

10. Aos 12 (!) anos, em uma apresentação da escola

Com sua pequena banda de heavy metal, a Extreme. Sim. No show, eles fizeram uma cover de The Cult e de outros nomes do rock, em um concurso de bandas na escolinha dela, em Auckland. A dança estranha dela já estava lá, aos 12, mas um pouco mais agitadinha, quase que no ritmo da música. No final do vídeo tem uma entrevista com Lorde e seus amiguinhos. Na época, ela ainda era apenas conhecida por seu nome real, Ella Yellich-O’Connor.

>> Das homenagens e versões que ela recebeu, queremos destacar:

********************
A versão-chill-quebrada do DJ australiano Flume
********************

********************
A versão dub-jamaicano e fumacenta de “Royals” por Busy Signal
********************

********************
A versão dub-paulistana arquitetada pelo F82, projeto do DJ e produtor F82, o Fatu (ex-Killer on the Dance Floor)
********************

********************
A versão-com-gaita do the boss Bruce Springsteen, fazendo a sua Royals na terra da “pequena heroína”
********************

********************
A versão da banda escocesa Chvrches para a encantadora “Team”
********************

********************
E a versão-paródia de ‘Weird Al’ Yankvoic, um outro termômetro de sucesso
********************

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 07/11/2016
Tags lorde
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile