Pacotão Coachella: os melhores momentos do primeiro final de semana na Califórnia

>>

coachella_gnr

O deserto é logo ali. E é indie. Chegou ao fim a primeira etapa do insano Coachella, festival de música que se tornou ponto de encontro de visitantes do mundo todo, e que faz de Indio, Califórnia, a capital do mundo da cultura pop durante alguns dias. O evento é tão bombator que há alguns anos acontece em dois finais de semana, com a mesma programação de shows. A Popload vai acompanhar pessoalmente o agito no meio das palmeiras famosas do campo de polo local no próximo final de semana, mas vamos tentar passar a limpo o que de melhor aconteceu no incrível Coachella nas últimas 72 horas de muito calor e boa música.

Em meio às centenas de atrações, os olhos aguçados do público do Coachella estavam voltados especialmente para dois shows de reunião, que por coincidência eram as atrações principais de sexta e sábado.

coachella_lcd

Na sexta, o seminal LCD Soundsystem voltou do mundo dos mortos para fazer aquele show matador com o qual acostumamos na década passada. Cinco anos após anunciar o próprio fim, a verdade é que a banda de James Murphy nunca deixou de existir. Em meio aos seus petardos musicais, que se tornaram hinos de uma geração, o LCD Soundsystem dedicou uma parte do seu show para homenagear o inesquecível David Bowie, com quem Murphy esteve musicalmente envolvido nos últimos anos contribuindo em produções dos dois últimos álbuns do músico inglês. No palco do Coachella, a banda de NY mandou uma cover da classuda “Heroes”. E ainda sobrou tempo para um pequeno tributo ao Guns N’ Roses, que tocaria no dia seguinte. James resolveu emendar sua “New York I Love You” com o hit chiclete “November Rain”.

E por falar em Guns N’ Roses… Parece existir de fato uma absurda dose de nostalgia no ar. Tudo bem que Axl Rose está uns quilinhos “mais velho”, e inclusive impossibilitado de fazer aquelas correrias e estripulias no palco, já que quebrou o pé recentemente e vem utilizando o trono do seu ex-desafeto Dave Grohl. Mas, dizem os fãs do GNR, a sonoridade da banda vinte anos depois continua no mínimo tão boa quanto antigamente. Até a voz de Axl tem recebido elogios. Talvez o fato da confirmação dele como novo vocalista do AC/DC diga alguma coisa. Ou talvez não diga tanta coisa assim. O show talvez valha pela experiência. Ao menos, o do sábado passado contou com uma passagem especial. O mítico Angus Young, guitarrista do próprio AC/DC, fez participação especialíssima e tocou nas canções “Whole Lotta Rosie” e “Riff Raff”, numa espécie de prévia do que vem por aí com o Axl cantando músicas da banda australiana. Completando o set, o GNR tirou do bolso canções famosas como “Paradise City”, “Welcome To The Jungle” e “Sweet Child O’ Mine”, além de evocar em forma de riffs e solos bandas como Pink Floyd, Wings, The Who e Misfits.

O incrível duo The Kills ganhou uma banda de reforço e fez um show super coeso e pesado. Em meio ao seu blues-punk que lhe é peculiar, destaque para a gata Alison Mosshart chacoalhando o cabelo como se não houvesse amanhã. A dupla aproveitou para lançar durante a transmissão ao vivo do Coachella seu novo single, “Heart Of A Dog”, em vídeo dirigido pela cineasta britânica Sophie Muller. No show, o duo mostrou canções do novo álbum que sai em junho, tipo a ótima “Doing It To Death”.

Quem também aproveitou o buzz em cima do festival para tocar uma canção inédita foi outro duo, este mais treta, Run the Jewels. El-P e Killer Mike mostraram a inédita “Scenes”, em show movimentado que contou com participações especiais do rapper Nas em “Made You Look”, do guitarrista Gary Clark Jr. Em “Angel Duster” e do DJ Shadow em “Nobody Speak”. Uma mistureba sonora de qualidade que o RTJ tem promovido como poucos no indie/pop atual. Cabe ressaltar que eles entraram no palco apresentados pelo pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Bernie Sanders (no telão).

Na onda das colaborações, o sempre incrível Disclosure recebeu nada menos que Lorde, Sam Smith e AlunaGeorge em sua apresentação super concorrida na noite de sábado. A cantora fenômeno neozelandesa reeditou ao vivo a canção “Magnets”. Sam fez dobradinha em “Omen” e “Latch”. Já o duo AlunaGeorge agitou com a faixa “White Noise”.

coachella_lordedisclosure

Outros que apareceram como “very special guests” foram Kanye West nos shows de A$AP Rocky e Jack Ü, o cantor Seal (sim) na apresentação do cantor norte-americano Gallant, e a estrela Rihanna no apagar das luzes no show do Calvin Harris.

* Mais do primeiro final de semana do Coachella, abaixo, em vídeos.




>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 18/04/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
ROYAL BLOOD – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile