Paul, enfim, falou "Uai"

Paul, enfim, falou "Uai" Foto: divulgação

>>

(Fotos do grande Marcos Hermes)

“Tem 40 anos que escuto esse cara. Morava na zona rural e ouvia um programa dos Beatles todos os dias na rádio Mundial AM, apresentado pelo Big Boy, às 3 da tarde”, dizia um senhor de 60 anos, emocionado por estar em seu primeiro – “e provavelmente último” – show de um beatle. Ele dizia isso momentos antes de relatar (pelo telefone) sua comoção à esposa, que preferiu ficar em casa, e contar que o filho caçula preferiu ir de arquibancada. Perto dali, uma senhora de 64 anos também resolveu enfrentar a turma mais nova que costuma brigar por espaços próximos da grade. Foi este o clima nostálgico e único da abertura da “Out There”, turnê mundial que o setentão Paul McCartney iniciou em um Mineirão abarrotado por quase 55 mil pessoas na noite passada, em show histórico para a cidade de Belo Horizonte.

E a vibe nostalgia parecia não estar presente somente no público. O ex-beatle chegou logo com um setlist diferente dos últimos shows apresentados no Brasil. Abriu com “Eight Days a Week”, clássico meio esquecido dos Beatles. Em seguida emendou com “Junior Farm” e não demorou muito para tocar também “Listen to What the Man Said”. De seu material mais recente, Paul tocou a balada “My Valentine”, a qual dedicou para sua atual esposa, Nancy, sendo acompanhado por imagens de Natalie Portman e Johnny Depp no telão.

Linda, seu eterno amor, também foi homenageada com “Maybe I’m Amazed”. Outras raridades como “Hope of Deliverance”, “Another Day” e “Mother Should Know” se mesclaram com figurinhas carimbadas como “We Can Work It Out” e “And I Love Her”.

Em um dos momentos mais emocionantes do show, Paul utilizou uma nova plataforma de elevação revestida por telas LED, que projetou imagens enquanto o britânico entoava sozinho ao violão as baladas “Blackbird” e “Here Today”, dedicada ao “seu amigo John”. Harrison também foi lembrado em “Something”.

Com início adiantado em 10 minutos, o show começou às 21h20, teve dois bis e terminou exatamente meia-noite com a trinca beatlemaníaca “Get Back”, “Yesterday” e “Helter Skelter” antes da faixa de encerramento, um medley de “Golden Slumbers/Carry That Weight/The End”.

* Paul falou UAI

Desde as últimas visitas de Paul ao país, o público mineiro tentou chamar a atenção do ex-beatle e das produtoras envolvidas em suas turnês pelo Brasil. Foi criada até uma campanha chamada “Paul, vem falar Uai”, destacada pela Popload no início do ano. Em retribuição ao esforço da mineirada, Paul chamou ao palco as quatro fãs envolvidas com o projeto. Uma delas pediu um autógrafo abaixo de outra tatuagem dos Beatles, em sua costela, para surpresa do cantor.

Durante a apresentação, como de praxe, Paul arriscou saudações em português. “Não é muito simples”, avisou ele, que falou gírias típicas de Minas Gerais, como “Trem bão, sô”. E, claro, falou “Uai”.

* Só que…

O cantor utilizou o mesmo esqueleto de palco, com três telões gigantes de alta definição, mas um jogo de luzes ainda mais moderno e potente. O único ponto negativo da apresentação foram três falhas de som. Por alguns segundos, nas faixas “Obla Di Obla Da” e “Band On The Run”, o sistema de som ficou mudo. A banda, sem perceber, continuou tocando e recebeu força do público.

Nada que apagasse o empolgante e histórico novo show de Paul McCartney, que toca em Goiânia nesta segunda (dia 6) e encerra mais uma passagem pelo país em Fortaleza, na próxima quinta-feira, 9.

* Paul McCartney em BH, o setlist
1. – Eight days a week
2. – Junior Farm
3. – All my loving
4. – Listen to what the man said
5. – Let me roll it
6. – Paperback writer
7. – My valentine
8. – 1985
9. – Long and winding road
10. – Maybe I´m amazed
11. – Hope of deliverance
12. – We can work it out
13. – Another day
14. – And I love her
15. – Blackbird
16. – Here today
17. – Mother should know
18. – Lady Madonna
19. – All together now
20. – Mrs Vanderbilt
21. – Eleanor Rigby
22. – Mr. Kite
23. – Something
24. – Obla di obla da
25. – Band on the run
26. – Hi hi hi
27. – Back in the USSR
28. – Let it be
29. – Live and let die
30. – Hey Jude
31. – Day tripper
32. – Lovely Rita
33. – Get back
34. – Yesterday
35. – Helter Skelter
36. – Golden Slumbers / Carry That Weight / The End

Cobertura Popload: Alisson Guimarães, enviado especial ao Mineirão.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 05/05/2013
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile