“Peaky Blinders”: melhor série, melhor trilha sonora

>>

* Entrou recentemente em cartaz no Netflix a excelente série inglesa de gângsteres “Peaky Blinders”, drama produzido pela BBC com muito sangue e algum romance baseado em fatos reais que se passa na Birmingham dos anos 20 e experimentou uma espécie de cult no Reino Unido, quando estreou, em 2013. “Peaky Blinders”, estrelada pelo ótimo ator irlandês Cillian Murphy (foto abaixo; ele está no filmaço “Dunkirk”), chega agora ao Brasil já com suas três temporadas completas (2013, 2014, 2016) ao mesmo tempo que a quarta começa na TV britânica, trazendo o oscarizado Adrien Brody no elenco. A quinta temporada, para o ano que vem, está garantida.

peaky-blinders-gun-xlarge_trans_NvBQzQNjv4BqpVlberWd9EgFPZtcLiMQf98oAmGZYX8Vqbq2hlobTFc

O tiro é curto, passa logo e deixa saudade. Cada temporada da série tem apenas seis episódios. O que a torna mais ainda cultuada, talvez.

O cenário é bem inflamado. Pós-Primeira Guerra Mundial, briga de gângsteres variadas, polícia corrupta, surgimento do IRA, Winston Churchill querendo botar moral nas cidades grandes, o comércio ilegal de bebidas e armas de fogo, o submundo das apostas e a “familiarização” da cocaína são alguns dos combustíveis que literalmente tornam “Peaky Blinders” bombástica.

Mas outro grande destaque, que fala alto aqui na Popload, é sua absurda trilha sonora, quase toda ela comandada por músicas muito bem colocadas do fantástico Nick Cave e de PJ Harvey, nossa musa de recente visita. Não tire do foco que o ambiente do seriado é o nada-indie anos 20. E nada melhor que musicar os anos 20 com… guitarras.

White Stripes foi muito recorrente na sonorização da primeira temporada. Raconteurs, outra banda de Jack White, também teve forte presença. Até Dead Weather surgiu em um momento.

Para você sentir o naipe do estilo de quem juntou clima de gângster e alta música independente, Tom Waits e Johnny Cash estão presentes.

The Kills, “música de gang” garageira perfeita, tem sua participação. Queens of the Stone Age surge numa cena da terceira temporada. Até novos como Royal Blood e Laura Marling foram bem selecionados. Até Radiohead tem!! Até Black Rebel Motorcycle Club.

Em um certo período da segunda temporda e em toda a terceira, quem manda no som é o grupo Arctic Monkeys. Um Last Shadow Puppets tem sua vez também.

Na quarta-feira passada, enquanto o lindo Popload Festival botava PJ Harvey para tocar aqui, lááá na Inglaterra estreava na BBC a quarta temporada de “Peaky Blinders”. A trilha sonora do primeiro episódio do novo rolê dos gângsteres?
Savages, YAK, Peter Yorn, o ótimo Foxlane e Fidlar. Fidlar!!!!!

Quero ser amigo forever de quem é responsável pela trilha de “Peaky Blinders”.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 21/11/2017
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
ROYAL BLOOD – inner fixed
ROYAL BLOOD – inner fixed mobile