Popload abre o Primavera Sound, em Barcelona

>>

Heeeeeeeeein?!?

prima1

Não é isso, mas é mais ou menos isso. Uma palestra com participação da Popload, sobre a dureza de fazer um festival na América do Sul, foi uma das atrações iniciais no primeiro dia oficial do Primavera Sound, um dos festivais mais importantes e mais lotados do mundo para a música independente.

O festival acontece de dia com palestras, conferências, encontros e inclusive concertos no CCCB, o pomposo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, no Raval, perto do MACBA, o lindo museu de arte atual.

Na mesa deste “panel” estava Daniel Grimbank, argentino que leva todos os shows poderosos para Buenos Aires e América Latina em geral, mais sua parceira, Florencia Juri, que montou a volta do Bue Festival de Grimbank deste ano. Pela Popload, à esquerda da foto abaixo, estava a “boss” Paola Wescher.

prima2

Mas o festival e a grande parte de suas quase 200 bandas para quase 200 mil pessoas ocupam o maravilhoso espaço do Parc Del Fòrum, uma região alta à beira do mar Mediterrâneo com tantos palcos enormes e pequenos e escondidos e dentro de tendas que eu já perdi a conta.

O Primavera Sound, totalmente esgotado de quinta a sábado, seus dias fortes, começa nesta quarta no Fòrum de modo menor e gratuito, um presente do festival a Barcelona. A veterana banda britpop Suede e a sueca doida experimental e cênica Goat abrem o Primavera oficial, puxando uma lista de atrações que não só tocam no Fòrum como se espalha por clubes da cidade. O festival espanhol, que a cada edição cresce brutalmente, é tão gigante em seu tamanho quanto os americanos tipo Coachella e Lollapalooza, mas bem mais “indie” e com um público mais interessado em bandas do que em selfies. Primeiramente um evento que atraia espanhois desta região do Mediterrâneo e franceses, hoje arrasta para Barcelona gente de todos os lugares. É inacreditável o número de brasileiros que veio ao Primavera neste ano, para ver, tocar, palestrar….

prima4

As grandes atrações do Primavera Sound 2016 são, apenas, Radiohead, LCD Soundsystem, PJ Harvey, Air (Popload Gig), Brian Wilson tocando o “Pet Sounds” de seu Beach Boys e, claro, o Tame Impala, banda escolhida para ser capa da “Time Out Barcelona” para a apresentação do festival, chamando-a de “o grupo do momento”. Esse extenso elenco se junta em Barcelona nos próximos dias ao Last Shadow Puppets, Sigur Rós, Beirut, Animal Collective, Deerhunter, Savages, Parquet Courts, Cabaret Voltaire, Daughter, Ty Segall, os nossos Aldo The Band e Inky e uma pancada de outros nomes, novos e velhos.

IMG_2684

A Popload, quase sempre presente nos principais festivais do planeta, vai acompanhar as coisas do Primavera Sound e vai soltar posts diários direto de Barcelona.

** A Popload voa pela Europa a convite da KLM e Air France.