POPLOAD CINEMA CLUB: os guardiões do soft rock

POPLOAD CINEMA CLUB: os guardiões do soft rock Foto: divulgação

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A POPLOAD abre espaço aos fins de semana para algumas colaborações pontuais e selecionadas! Temos o Felipe Evangelista escrevendo sobre o rico mundo do hip hop na seção especial Popload Beats, temos a Flavia Durante dando importantes pitacos latinos na Arepas Sonoras. E passamos agora a ter o cinema falado na Popload sob o olhar sempre certeiro do conhecido jornalista carioca Tom Leão, um dos caras mais importantes na informação da cultura indie do Rio desde os tempos do importantíssimo e hoje saudoso Rio Fanzine, do jornal O Globo. Tom vai assinar aqui a Popload Cinema Club, que nasce com este post abaixo.


Popload Cinema Club — por Tom Leão

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A sala escurece, o filme abre com um fade in e, de repente, começa a tocar “I´m Not in Love”, do 10cc, lançada em 1975. A platéia, de cara, já sabe que a trilha sonora pop de “Guardiões da Galáxia”, em cartaz nos cinemas brasileiros, não será igual a de outros blockbusters americanos. E não é.

Coalhada de soft rocks da década de 1970 (de onde vem o personagem principal), o conceito da trilha é de uma mixtape. Mas uma mixtape realmente feita nos tempos em que existiam fitas cassete. Gravada pela mãe do protagonista, ela se chama “Awesome Mix Volume 1″. E, realmente, é irada.

Totalmente inserida nos contexto do filme, a trilha é uma delícia. Não chega a ser bizarra, como as de Tarantino (da qual ela repete ‘Hooked on a Feeling”, do Blue Swede, já usada em “Cães de Aluguel”), mas é muito bem selecionada. A moçadinha de hoje, acostumada a ouvir tudo nos torrentes, desordenadamente, tem clássicos como “Moonage Daydream”, de David Bowie; “I Want Your Back”, do Jackson 5; “Ain´t No Mountain High Enough”, com Marvin Gaye & Tammi Terrell; ou “Cherry Bomb”, das Runaways (que toca, ainda hoje, em festinhas de rock mais descoladas), colocadas num contexto, pontuando momentos do herói.

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Mas tem também soft rocks que a gente nem sabia (ou não lembrava mais) que existiam. Como “Come and Get Your Love”, do Red Bone; “Go All the Way”, dos Raspberries (que parece saida de um segmento do desenho animado adulto “Heavy Metal”); “O-O-H child”, do Five Stairsteps (!?) e a manjada “Escape (The Piña Colada Song)”, uma favorita de Homer Simpson — ou de gente dessa geração, como o sem-noção Michael Scott, de “The Office” — e que, vez por outra, aparece como música de fundo numa comédia dessas que envolve praia, sol e birita.

Tudo isso somado levou a trilha sonora ao primeiro posto no top 200 da revista “Billboard”, que mede o que está se tocando e vendendo nos Estados Unidos, duas semanas depois que o filme estreou lá, agora em 1º de agosto.

E, de fato, a primeira coisa que a gente quer fazer, mal acabam os créditos, é ir correndo comprar ou baixar a trilha (foi o que fiz, no mesmo dia). Foram 109 mil cópias vendidas nos EUA apenas na primeira semana, número expressivo para os dias de hoje.

Com isso, “Guardians of the Galaxy OST” se tornou a segunda triha neste ano a chegar ao topo da “Billboard”, depois da megabadalada trilha do desenho “Frozen”, da Disney. Sendo que “Frozen” só trazia composições originais. E a de “Guardians”, hits de 40 anos atrás.

Agora, ficamos todos na expectativa da “Awesome Mix Volume 2”, que é o tesouro mais bem guardado de Peter Quill (Chris Pratt) no filme, revelado apenas no finalzinho. O que será que tem nela? Só saberemos em 2016, quando a segunda parte da saga será lançada.


Tom Leão assina o blog Na Cova do Leão e é colunista de cultura da Globo News

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