Popload e os festivais: The Great Escape

Popload e os festivais: The Great Escape Foto: divulgação

>>

* Já estamos com quase todos os line-ups dos festivais mais legais do mundo anunciados! Nesta Tem até episódio recente do nosso Popcast, o podcast da Popload, falando sobre alguns deles.

Nesta semana foi o do gigantesco festival dinamarquês Roskilde, com um ótimo melê de atrações, que junta num dia Taylor Swift e Deftones e no outro Kendrick Lamar e Faith No More, por exemplo.

Mas acho que quem ganhou mesmo nosso coração neste ano foi o Coachella, depois de um vazio de bandas e ideias. O espanhol Primavera Sound (o indie treme!) vem sendo o Primavera Sound e sempre enlouquece os indies true mundão afora, então não foi surpresa. Outro que tem caído nas nossas graças, novinho, indo para a terceira edição, é o All Points East, em Londres, lado leste, que de uma maneira esperta dura seis dias, dois finais de semana cheios, focando cada dia em um mood (a gente ama!).

Dá para citar outros vários. Tem o holandês Best Kept Secret, em junho, que está beeem legal, o Latitude Festival, um dos últimos a mostrar seus nomes. O velho Reading Festival (UK) e o novo-velho Cruel World (EUA) deram suas caras dias atrás e não só não estão ruins como estão bons!!!!!! Dado o seu tamanho, vale acrescentar, o Cruel World corre o risco de estar com o melhor “line-up dirigido” do ano. Acontece em 2 de maio, é da mesma megaprodutora que arma o Coachella e só tem atração para quem é indie desde os anos 80, na linha Morrissey, Blondie, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Devo etc. Maravilhoso ainda que estejamos em 2020.

Mas estamos aqui para falar mesmo do festival The Great Escape, que já estava com uma seleção de banda deliciosa para este ano, mas nesta semana foi lá e anunciou MAIS CEM NOMES. O Great Escape é um evento tipo South by Southwest do Texas (EUA) que acontece na fofa e litorânea Brighton, perto (ou longe) uma hora de trem de Lãndan. O rolê todo é bom. Cidade inglesa fofa e razoavelmente pequena, mar por todo lugar e um monte de banda tocando dia e noite para tudo quanto é lado.

A popload Isadora Almeida, rainha do podcast Popcast, conta mais sobre o Great Escapa neste ano. Manda bala, Isa.

greatescape2

O festival acontece de 13 a 16 de maio, trazendo muitos, muitos mesmo, artistas e bandas novíssimos para tocarem em vários clubes, bares e casas de show espalhadas da cidade, além das palestras e painéis que rolam para a turma da indústria confraternizar ANDDDD, ponto muito importante, sair de lá com os nomes mais promissores que passaram pelo festival assinados com a gravadora que eles representam. É real mesmo uma versão do SXSWVários artistas que hoje fazem sucesso, principalmente no Reino Unido, foram descobertos no Great Escape.

Em 2020 o line-up já tinha vários nomes que já são ou estão no processo de ficarem incríveis. Destaques são a australiana Ali Barter, as inglesas Arlo Parks e AMA, os ingleses do Happyness, Do Nothing e The Goa Express, a noroeguesa SASSY 009 e os congoleses KOKOKO!

Mas, voltando, nsta semana mais de CEM nomes foram adicionados.Uma turminha mais do que boa veio nesta “next wave”, termo que eles dão para as “ondas” de artistas que eles liberam, aos poucos, à medida que são confirmados. Para essa que parece ser a última onda aparecem nossos favoritos Fontaines D.C, a novíssima Caroline Rose (pódio no nosso Popcast), Bambara (também medalhista do nosso pódio) e a também nova e americana Gracie Abrams, entre 96 outros.

Claro, o Great Escape, assim como seu “primo” de Austin, tem também a tradição de trazer nomes já conhecidos ou, podemos dizer, estabelecidos no mercado da música para fazer shows, tipo surpresa. Ano passado foi o caso do Foals tocando pra tipo umas 500 pessoas, coisa meio impossível no Reino Unido em 2020 para uma banda dessas. Teve também uma apresentação inesperada dos punks incríveis londrinos do Shame, nesse esquema surpresa. Quem será que toca neste ano?

Nome “maiorzinho” comparado aos novíssimos que falamos aqui no parágrafo acima é o do músico synth-pop americano Porches, que deve fazer shows no festival de Brighton mostrando músicas de seu novo trabalho, “Ricky Music”, que sai dia 13 de março.

Vamos ver se esse foi mesmo o anúncio final do line up do The Great Escape, e vai que conseguimos colar no festival neste ano.

Todas as info do festival estão aqui.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 28/02/2020
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile