Popload na França. Longe de Paris, festival Printemps de Bourges bomba a cena francesa com 500 shows

>>

* Popload em Paris.

Captura de Tela 2017-04-19 às 3.53.07 PM

Acima, vista do monumental Panthéon, lugar de heróis em Paris, não por acaso perto da minha “sede” na capital francesa. Hehe. Abaixo, a “Les Inrockuptibles” da semana, destacando a banda que neste ano vai…

lesinro

Em busca do “festival perfeito”, enquanto o Popload Festival 2017 (cóf.) não dá suas caras, a gente chega à França numa semaninha “tumultuada” de eventos que joga luzes principalmente na nova música francesa, que dizem estar bombando mais que, digamos, o som australiano. Mas, talvez pela língua, ninguém fora da França dá a devida atenção.

print

O principal deles começa hoje em Bourges, cidade medieval e universitária do meio da França, que fica em torno de duas horas de trem de Paris. Desde segunda, mas pegando forte em sua programação de hoje a domingo, acontece o gigante Le Printemps de Bourges, que nesta sua 41ª edição faz circular em volta de sua renomada catedral do séc. 12 cerca de 500 shows nesses seis dias de evento.

O foco, de novo, é a nova música francesa, em suas diversas formas. O indie-rock é grande destaque, até porque os franceses seguem querendo dismistificar ao mundo que o que de mais significante no país é a música eletrônica, isso faz anos. Mas grupos estrangeiros também estão presentes. O velho Placebo, instituição indie inglesa mas de uma adoração absurda na França, traz a Bourges, para o festival, sua turnê comemorativa de 20 anos.

Criado em 1977, o Printemps (primavera, em francês), que não é só de música (teatro, comédia, artes) teve 20 shows em sua primeira edição. De lá para cá, o festival de Bourges já abrigou performances de Serge Gainsbourg, Jane Birkin, U2, o jazzista Chet Baker, o electro Chet Faker, Echo & The Bunnymen, The Cure, os brasileiros Baden Powel e João Bosco, o romancista beat William Burroughs (fazendo spoken word), Gérard Depardieu, Iggy Pop, Iron Maiden, entre muitos outros.

A edição de 1988, escolho para dar como exemplo, teve Barry White, Boy George, Charles Aznavour, Deacon Blue, Def Leppard, Frank Zappa, Jimmy Cliff, Mano Negra, Lloyd Cole, Midnight Oil, Noir Désir, Gainsbourg, Wet Wet Wet, The Wild Ones e Marillion, citando os principais. No ano passado, teve Mika, Editors, Bloc Party e um exército de bandas francesas, entre elas a maluca LA Femme, algo entre krautrock-punk-psicodélica.

Captura de Tela 2017-04-19 às 11.15.22 AM

Galera durante show no Printemps de Bourges no ano passado

Esta edição de 2017, além do forasteiro Placebo e de Cameron Avery (Tame Impala, Pond), o Le Printemps de Bourges bota em seus palcos os bombados locais Her (foto abaixo), Camille, Renaud, o rapper Soprano junto com o grupo de rock Boulevard des Airs, o duo eletropop Paradis e o indie François and the Atlas Mountains.

Untitled-6

A Popload foi convidada a ver o Printemps de Bourges a partir desta quarta. No paralelo à programação normal do site, traremos novidades francesas deste festival que visitamos pela primeira vez.

IMG_6450

** DO DISTURB – O festival de música, dança e teatro, com nome bacanudo, toma as dependências do incrível Palais de Tokyo, em Paris, de sexta a domingo, também destacando a nova arte francesa. A intensa DJ e produtora Calling Marian, de Lyon, toca no Do Disturb. Também a DJ americana, apresentadora de rádio e empresária da música Veronica Vasicka, mostra sua “eletrônica obscura” no festival parisiense.

IMG_6451

** DISQUAIRE DAY – O Record Store Day francês é giga e espalhado pelo país. Acontece no sábado, 22, e inclui numa programação vasta de discos especiais de shows, boas lojas de discos da Bélgica, Suíça e Luxemburgo. A linda banda britânica Temples é a atração musical do Disquaire Day francês, tocando em Lyon no sábado (o grupo neo-psicodélico
se apresenta na segunda-feira em Paris). Mais de 80 shows acontecerão na França no sábado, pelo e para o dia especial das lojas de discos.

** A Popload está na França a convite da Embaixada da França e do Bureau Export (french-music.org).

  • Fabrizio Zorzella Franco

    “destacando a banda que neste ano vai…” tocar no Popload Festival, Lúcio?!? Confirma o Gorillazão, bicho!

  • rafael rocha

    MANOO, boto a maior força traz gorillazão.