POPLOAD NOW – 5 coisas importantes na música que aconteceram na nossa ausência, estrelando Billie, Lana, Slowthai, Black Midi e… Kings of Convenience

>>

* Voltamos, galera! E em um apanhado de assuntos musicais relevantes que aconteceram nestes três dias em que ficamos “interditados”, sem postagens, temos o seguinte:

– SLOWTHAI
Numa daquelas ideias muito improváveis de acontecer, mas que aconteceu e ficou bem bom, o rapper casca britânico Slowthai foi aos estúdios da Radio One nesta semana para fazer uma cover da belíssima “The Drugs Don’t Work”, clássico britpop do Verve, banda de Richard Ashcroft. A versão aconteceu para a série “Future Sounds”, da DJ Annie Mac, que está se despedindo da rádio. A “The Drugs Don’t Work” do Slowthai teve um ritmo todo dele, mas recheada de guitarra, flauta e até saxofone. Olha… Emocionou um pouquinho.

***

– LANA DEL REY
Com uma capa que sei lá, viu, a indie-diva californiana Lana Del Rey anunciou “Blue Banisters”, seu outro disco de 2021, que será lançado no famoso 4 de julho. O novo álbum sairá menos de quatro meses depois que ela soltou o “Chemtrails Over the Country Club”, seu sétimo, agora em 19 de março. Assim que “Chemtrails” foi lançado e recebeu algumas resenhas tortas na linha “apropriação cultural”, lembra? Daí Lana prometeu “vingança” com um novo disco, mas dizendo que lançaria um que já tinha pronto, chamado “Rock Candy Sweet”, em 1º de junho. Ou esse mudou de nome e data, ou é um outro que ela realmente vai lançar em junho antes do de julho, ou “Rock Candy Sweet” passou a não existir mais. Saberemos em um mês, talvez. Mas a foto engraçada (!) do que seria a capa parecem as mesmas, ou na mesma linha, tanto de “Candy” como de “Blue Banisters”.

lanacapa

***

– BLACK MIDI
A inqualificável banda inglesa Black Midi solta seu aguardado segundo álbum, “Cavalcade”, no dia 28 de maio. O disco sai pela Rough Trade Records, a loja-selo, bom pontuar. Nesta semana o quarteto de Londres lançou um segundo single para preparar a chegada de “Cavalcade”, de um jeito um pouco diferente. Foi para a faixa “Slow”, que saiu normal em um vídeo sinistro de animação, mas aos streamings chegou com uma versão mais “barulhenta” que a do disco. Com um “(loud)”, acompanhando o nome, para avisar.

***

– BILLIE EILISH
Agora em versão loira californiana, a jovem Billie Eilish, 19 anos, foi assunto pop forte na semana ao anunciar o nome do seu álbum novo, a data de lançamento, mostrar a capa, revelar o tracklist e lançar um single-vídeo apresentando uma nova amiga, Seu segundo disco ganhou o nome de “Happier than Ever”, o sucessor do campeoníssimo “When We All go to Sleep, Where Do We Go?”, e vai sair no dia 30 de julho. Com 16 faixas, tipo a de abertura, “Getting Older” e a curiosa, no nome, “Billie Bossa Nova”. O detalhe desse disco é que ele não tem colaboração de compositores e produtores de fora. Tudo foi escrito por Eilish e produzido por seu irmão, Finneas. A gente já conhecia duas músicas de “Happier than Ever”, que tinham sido mostradas no ano passado: os singles “My Future” e “Therefore I Am”. E nesta quinta um terceiro foi apresentado, para a música “Your Power”. Com um vídeo, que botou Billie Eilish solitária nas montanhas interagindo com uma enorme anaconda.

***

– KINGS OF CONVENIENCE
Eles são chatos mas são legais. O incrível Kings of Convenience, uma das bandas do norueguês Erlend “Shhhh” Øye e seu parceiro Eirik Glambek Bøe, a galera dos ós cortados, está lançando hoje a primeira música nova deles em 12 anos. DOZE. Chama “Rock Trail”, é mais ou menos o mesmo folk-pop delicado dos tempos em que eles abarrotavam shows no Brasil com um som beebadoobee que combina muito com a nova MPB, se essa fosse cantada em inglês. Noruega vem forte na música independente em 2021, com a Girl in Red revelando o primeiro disco e os “clássicos” KoC e Ida Maria lançando novos trabalhos. Esta “Rocky Trail”, do Kings of Convenience, ganhou inclusive um vídeo artsy fofo, num apartamento abertão absurdo de gostoso (foto na home). As outras bandas que lutem pelo topo do nosso Top 10 Gringo da semana que vem.

>>