POPLOAD NOW DA CENA – 5 coisas importantes na música BR que aconteceram na nossa ausência, estrelando Lupe de Lupe, Salma e Mac, Duda Beat, Hierofante Púrpura e Plutão Já Foi Planeta

1 - cenatopo19

* Bem, estamos voltando hoje depois de três dias de fér… parada técnica para resolver problemas informáticos. Um pouco chateado que o mundo musical, principalmente a cena brasileira, não quis parar junto, mas tudo bem. Já que é assim, fazemos agora então um apanhado de assuntos musicais relevantes que aconteceram por aqui no Brasilzão nestes três dias em que ficamos “interditados”, sem postagens. Sem contar a já falada bossa nova da Anitta, temos o seguinte:

– LUPE DE LUPE
Lá vem o figuraça Vitor Brauer de novo, com sua Lupe de Lupe a caminho do quarto disco. Nesta semana a banda mineira lançou o single “Coromandel”, o último antes da chegada in full de seu novo álbum, “Trator”, que sai agora em maio. Depois de disstratar “Goiânia” e aliviar em “Cabo Frio”, esta blablablabla “Coromandel” traz a participação do amigo de cena Fernando Motta. É o de sempre: começa Weezer, termina Pavement, mas tudo do jeitão Lupe de Lupe de ser, dentro dos caminhos tortos propostos pelas ótimas letras de Brauer.

***

– SALMA E MAC
O casal da famosa banda goiana Carne Doce sai com novo projeto, como casal mesmo, dupla voz e violão mais íntima impossível. Segundo eles, a ideia é apresentar as canções que compõem juntos na forma como surgem, com a suavidade íntima que depois viraria barulhinho bom na banda, mas parando mesmo na metade do caminho. Tão bom quanto. Conheça a “Amiga”, a primeira música dessa “nova” dupla (foto da Salma ilustra a home). Semana que vem tem mais música de Salma e Mac, parece.

***

– HITEROFANTE PÚRPURA
A gente parado e a banda Hierofante Púrpura lançando seu segundo single, com vídeo, desta vez para a música dramaticamente psicodélica “Na Terra das Cartas”. Esse som, tal qual o primeiro, “Tbm Sou Hipster”, fará parte do “Impermanências Lo-Fi Vol.2”, disco a ser lançado pela Balaclava Records em algum momento deste meio de ano. Falamos dele aqui, o álbum vai juntar uma série de registros sonoros da banda de Mogi das Cruzes, gravados em fitinha cassete. O Hierofante Púrpura, de outro grupo-casal tal qual o da nota acima, este formado por Danilo Sevali e Helena Duarte, não solta disco cheio desde 2016, quando lançaram o interessantíssimo “Disco Demência”. Aqui, “Na Terra das Cartas”:

***

– PLUTÃO JÁ FOI PLANETA
A famosa banda de indie pop, cada vez mais pop e menos indie, que já tocou no Lollapalooza Brasil, no Rock in Rio e na Globo, lança o segundo single de 2021. A música, “Depois das Dez”, junta de “Acostuma”, o single de janeiro, reafirma as mudanças de sua formação e aponta para um novo disco, ainda sem data de lançamento revelada. Hoje um quarteto com a vocalista Cyz Mendes, o guitarrista Sapulha Campos, outro guitarrista, o Gustavo Arruda (guitarra), e o ótimo baterista Renato Lellis, a Plutão, que nasceu em Natal, RN, vai mostrar as músicas novas em performance virtual no Buzina Festival, dia 8 de maio.

***

– DUDA BEAT
O disco mais badalado dos últimos tempos é esse da cantora pernambucana sofrente Duda Beat, o recém-lançado “Te Amo Lá Fora”. O Spotify divulgou hoje que todas as músicas do álbum estão no top 200 da plataforma de streaming. Essa conexão bem amarrada de Duda-Spotify rendeu ainda uma aparição da moça em um dos telões gigantes da famosa Times Square, em Nova York. A artista é uma das peças da campanha global EQUAL, iniciativa para promover a igualdade de gênero na música. Olha a Duda Beat chegando a Manhattan, em foto de Vic Delnur.

duda

>>