Popnotas – Arcade Fire está com saudade de você. Mark Ronson requebrando o Foo Fighters. Salma e Mac botando sua intimidade em EP. E finalmente uma música nova do Unknown Mortal Orchestra

>>

– Bem quietinho desde que a pandemia se abateu sobre nós, o adorado grupo canadense Arcade Fire anunciou em seu Instagram que, enquanto não rolar shows ao vivo, para matar a saudade do palco e de seus fãs vai lembrar nos próximos meses em seu canal de Youtube algumas de suas apresentações passadas. Tm uma hashtag para isso: #AFPastLives. Há dois dias, postaram esta performance para a marcante “No Cars Go”, ao vivo no festival espanhol Primavera Sound, de 2017. Assim eles matam a saudade do palco e a gente mata a saudade deles.

***

– Óbvio, tem novidades do Foo Fighters, como se passassem três dias alguma vez sem a gente as tê-las. Pintou uma nova versão, agora, da música “Making a Fire”, retrabalhada pelo produtor inglês renomadaço, o Mark Ronson. “Making a Fire” é uma das melhores músicas do disco dez, o último que a banda de Dave Grohl lançou há alguns meses, o “Medicine at Midnight”. Baita versão do britânico. “Making a Fire (Mark Ronson Re-Version)” ganhou uma suingada boa, com backing vocal de Violet Grohl, a filha do homem. Para a sonoridade requebrada, Ronson usou uma galera de bandas como Antibala e Budos Band, entre outros. Ó que belezinha. Pode parecer exagero, mas pelo som desta “Making a Fire” retrabalhada parece que a música pertence ao “Screamadelica”, a obra-prima do Primal Scream. Dsclp por isso:

***

Salma e Mac, o casal da banda goiana Carne Doce, lançaram um delicadíssimo porque íntimo EP voz e violão com sete músicas, chamado exatamente “Salma e Mac”. O projeto não é propriamente uma novidade, porque era assim que a dupla marido-e-mulher faziam a música antes de fundarem a Carne Doce, há dez anos. Das canções acústicas presentes em “Salma & Mac”, três delas são inéditas, as outras versões de músicas que estão em discos do grupo que deu fama ao duo. Tudo encharcado de MPB com levadas de bossa nova. Isso é que podemos chamar de versão caseira. Abaixo, neste formato casal apaixonado, uma inédita de Salma e Mac e uma versão de clássica da Carne Doce.

***

* A banda neozelandesa Unknown Mortal Orchestra, vizinha da Lorde, resolveu aparecer em 2021 para compartilhar seu novo single, “Weekend Run”. A faixa, cinco minutos de uma sonoridade beeeem UMO, representa ainda a primeira música oficial desde o disco “Sex & Food”, de 2018. A brincadeira com a vizinhança da Lorde na Oceania é só isso mesmo, uma brincadeira, pois a banda há tempos está baseada em Portland, mas agora seu líder, Ruban Nielson, está vivendo no deserto da Califórnia. E é incrível como a sonoridade do Unknown Mortal Orchestra está geograficamente representado em toda sua trajetória, como esta “Weekend Run”. Não sente um cheiro de Coachella nesta “Weekend Run”? O vídeo, pelo que entendemos, mostra um dia ordinário pandêmico na vida de Nielson.

>>

  • Fabrizio Zorzella Franco

    Por falar em UMO, espero que você, Lúcio, não esqueça que tem gente que tem ingresso do UMO na mão e quer saber se vai valer para quando esse show for remarcado!!

  • Fernando

    rt
    não pedi o reembolso, espero q valha para 2023 (ou 2025?) kk