Popnotas – Coldplay, a música nova e os ETs. Beth & Bobby e uma das músicas do ano. Rashid e o ferrão da abelha. E o Health, o Nine Inch Nails e o barulho duplicado

>>

– A gente comentou aqui ontem que o Coldplay ia lançar seu novo single em uma transmissão para a Estação Espacial Internacional. O vídeo da transmissão virou o material oficial de divulgação de “High Power”, um som da banda com produção do superprodutor sueco Max Martin, homem por trás de um bilhão de hits – pense em Britney, Backstreet Boys, Adele, a lista é enorme. Ele já tinha trabalhando em uma música do álbum anterior da banda, “Everyday Life” de 2019. Se “High Power”, a primeira música do grupo de Chris Martin indica o começo de um novo trabalho, ainda não está claro. A canção em si é aquela água que o Coldplay vem produzindo nos últimos anos, mas deve funcionar bem ao vivo, talvez. É alegre. O vídeo tem a pira de ETs em que a banda anda envolvida recentemente (manja a Alien Radio FM?). Combina bem com o lance de o single ter sido lançado no espaço.

– A união de Jehnny Beth (Savages) com Bobby Gillespie (Primal Scream) promete demais – daquelas duplas que ninguém imaginava e já faz todo o sentido. Os dois vão soltar um disco conceitual chamado “Utopian Ashes” pela Third Man Records, do Jack White. Orquestrado e grandioso, a história do disco é sobre um casal que está no fim do relacionamento. Uma brisa ficcional, mas que de acordo com os dois ressoa na história pessoal e em situações vívidas por todos. O álbum sai no dia 2 de julho e o primeiro single já está disponível: “Chase It Down”, que já tem cara de clássico. Se liga.

– O rapper Rashid de tempos em tempos soltava um som chamado “Diário de Bordo”, músicas longas e sem refrão onde se situava para os fãs. Quando soltou o quinto número da série – que rolou entre 2010 e 2015 -, achou que estava encerrada a missão. Mas a pandemia e o atual governo que toca o Brasil para o ralo o motivaram a arriscar uma sexta edição, que conta com a participação do músico paraibano Chico César. Um trechinho da música já dá ideia do recado: “Porque esse governo de morte foi o atalho pra bandeira ficar vermelha/ Do sangue do povo que espelha a raiva que hoje transbordo/ Escrevo com ferrão de abelha, em busca de dias melhores”.

Health, um trio de noise de Los Angeles, maravilhoso em sua doideira sonora e que já experimentou tempos mais inspiradores, acabou de soltar uma parceria com talvez uma de suas grandes referências, o grande Nine Inch Nails, de Trent Reznor. “Isn’t Everyone” é o primeiro single de “Disco4: Part II”, uma continuidade do álbum que o Health lançou ano passado todo formado por parceria com outros artistas.

>>