Popnotas – O Novas Frequências em livro. A BBC liberando tesouros do Glastonbury. Amy Taylor encarando Dave Grohl e Liam Gallagher em Madrid. E os melhores do (meio) ano no episódio da semana do Popcast

>>

– Um dos mais importantes festivais independentes do Brasil virou livro. O especialíssimo Novas Frequências, evento anual de música experimental e arte sonora, criado e conduzido pelo batalhador iluminado Chico Dub, acaba de lançar “Estudando o som: 10 anos do Festival Novas Frequências”, antologia de textos lançada pela Numa Editora. São 20 textos de convidados que explicam como o NF difunde ensinamentos, reflexões e alargamentos das possibilidades musicais e trazem análises da arte sonora das cenas do Rio, São Paulo e Bahia. Nesta quinta, dia 24, às 19h, acontece um bate-papo no canal da Numa Editora no Youtube, envolvendo o produtor Chico Dub e alguns dos escritores do livro, como Carlos Albuquerque e Pérola Mathias, entre outros. A mediação é de Guilherme Werneck, da “Revista Bravo”. O livro “Estudando o som: 10 anos do Festival Novas Frequências” tem 320 páginas, esta capa abaixo e pode ser comprado aqui, por R$ 63.

Captura de Tela 2021-06-21 às 1.34.10 PM

– Vale ficar de olho no canal do Youtube da BBC Music. Eles têm postado direto arquivos preciosos de apresentações de Glastonbury antigas e do programa “Later…”, do grande apresentador-músico Jools Holland. Só para citar alguns que apareceram nas últimas horas, temos performances de bandas e gente como o grupo inglês de rap De La Sol no Glastonbury 2014, a banda americana Scissor Sisters no mesmo festival, dez anos antes, o genial James Brown se sentindo good no Glasto 2004 também, o Verve tocando lá a maravilhosa “Bittersweet Symphony” lá em 2008… Olha, são incontáveis. Vamos botar aqui embaixo dois vídeos aleatórios e lindos.

– Ok, outro post do Foo Fighters no mesmo dia é demais. Mas tem uma causa. O anúncio do show de Madrid, no dia 20 de junho do ano que vem, daqui a um aninho, do grupo americano com abertura de Liam Gallagher (foi o Liam que postou sobre a gig) e da banda australiana Amyl and the Sniffers. E é aqui que a gente quer jogar o foco. Não no FF nem no Liam. Na Amyl and the Sniffers, a banda punk da loirinha Amy Taylor, de Melbourne. Rising star da cena indie australiana e já grandinha na Inglaterra, prepara o lançamento até o final deste ano do seu segundo disco, guardado a sete chaves. Amy (foto na home) colabora com seu vocal estridentemente lindo na esperta “Nudge It”, música do duo inglês Sleaford Mods que está no mais recente disco da banda, “Spare Rib”, lançado no comecinho do ano. Ela também aparece no vídeo da música. E o pôster desse dia bacana que Madrid vai poder ver no ano que vem é assim:

posterfoos

– No ar, no Spotify, a edição corrente do Popcast, o podcast da Popload apresentado pela diva indie Isadora Almeida e pelo editor desta parada aqui, o tal Lúcio Ribeiro. O episódio desta semana já elenca os principais discos brasileiros lançados neste 2021, claro, no corte de junho. Ou seja, os melhores álbuns da CENA desta metade do ano. O que deu? Sem spoiler, vai lá ouvir. Tem a lista de melhores de cada um, o pódio das três músicas mais legais da semana, o bloco das efemérides e, também, tudo do episódio resumido numa playlist linda.

popcast

>>