Popnotas – Radiohead no Peru. A volta do sergipano The Baggios. Nick Cave cantando o além. E os novos beats do Master San

>>

– Nessa coisa de subir shows antigos seus como se fosse now, o Radiohead botou para rodar com capricho restaurador e na íntegra, em seu canal de Youtube, a apresentação que fez em abril de 2018 aqui “pertinho”: em Lima, no Peru. A performance peruana, que começa com “Daydreaming” e termina com a trinta explosiva “Creep”, “Paranoid Android” e “Karma Police” no último bis, faz parte da turnê do disco “A Moon Shaped Pool”, lançado em 2016. Ela veio a SP (Allianz Parque) e Rio (Parque Olímpico) em forma de festival “Soundhearts”, que teve ainda o DJ e produtor Flying Lotus e as bandas Junun, do guitarrista Jonny Greenwood, e os paulistanos Aldo the Band. O show de Lima, abaixo, teve 25 músicas no setlist, que está informada com o tempo na legenda do vídeo. Curta.

***

CENA – A tradicionalíssima banda indie sergipana The Baggios (foto na home) anunciou hoje que vai lançar seu quinto álbum em algum momento do segundo semestre, para terminar a brecha que existia desde o último disco do power-trio veterano, “Vulcão”, de 2019, que chegou até a ser indicado ao Grammy latino. O “recheio” deste anúncio veio em forma de um excelente single, que também é uma homenagem. Eles revelaram nesta segunda-feira a música “Baggios encontra Siba”, em referência à parceria com o importante músico pernambucano, nome forte do movimento manguebeat entre outras coisas por fazer parte da banda Mestre Ambrósio. A “segunda-feira de lançamento” do Baggios, em vez da tradicional e universal sexta-feira, tem uma razão. Hoje é aniversário de seu cantor e guitarrista, o grande Julio Andrade. E ele quis se dar um presente. Para nós também. Segundo Andrade, o rock enérgico desta “Baggios encontra Siba” versa sobre o imaginário e o palavreado do Nordeste. Com tudo envolvido, não teria como a música não ser boa.

***

– Lá em abril a gente fez um post para contar uma história emocionante envolvendo o querido músico australiano Nick Cave. Ele tinha recebido uma carta de uma fã contando sobre como ela lidou com a morte de familiares, conversando com eles por sonhos, e perguntou se isso ocorria com Nick e sua esposa por conta do filho de 15 anos que eles perderam. Tocado pela pergunta, Cave escreveu uma longa resposta comentando o assunto. “Crie seus espíritos. Ligue para eles. Eles estarão vivos. Fale com eles”, Cave respondeu, considerando que ainda que a comunicação dele com o filho seja uma mera obra da mente, das ideias, ela é forte o bastante para o guiar e proteger. Essa carta ganhou uma versão musicada, um spoken word que só tinha saído em single em vinil até agora, mas que apareceu finalmente no mundo digital.

***

CENA – Grande caçador das batidas perfeitas, o beatmaker, DJ, instrumentista e engenheiro de som Master San acaba de lançar seu mais novo trabalho, o envolvente “Soul Quantize”, álbum que chega às plataformas com 34 faixas inéditas trabalhadas em cima de bases de hip hop. Essa nova fornada de beats bons da fabriquinha de Master San é marcada pela alquimia do músico (que entre outros projetos toca na banda Liquidus Ambiento) em juntar loops, ecos, colagens, scratchs, timbres marcados acompanhados de riffs de guitarra, baixos eletroacústicos e valvulados, além de sintetizadores analógicos. Tudo isso forma este “Soul Quantize”, do qual revelamos aqui embaixo a orientalizada faixa “Confronto de Titãs”, que já traz um vídeo entregando exatamente isso: e se umas batidas fossem criadas para servir de trilha sonora para uma luta de samurais? Master San já a produziu, aqui.

***