Radiohead transmite hoje, 18h, show de 2006 nos EUA. O melhor de toda a carreira da banda, diz a lenda

Radiohead transmite hoje, 18h, show de 2006 nos EUA. O melhor de toda a carreira da banda, diz a lenda Foto: divulgação

>>

* Nesta quinta-feira, às 18h, o Radiohead transmitirá em seu canal do YouTube aquele que é considerado por muitos (inclusive por membros da banda) um dos melhores shows de sua história, tipo “show do Franz Ferdinand no Circo Voador”. É o da apresentação no festival Bonnaroo, no Tennessee, em 2006. Para quem não conhece ainda a lenda desse concerto, pedi para o nosso especialista em Radiohead, o poploader Fernando Scoczynski Filho, nos contar alguns dos motivos que torna esse show tããão especial. Para o Fernando, esse Radiohead no Bonnaroo 2006 é realmente o melhor, dos que ele teve acesso de alguma forma: “Dos que eu tenho em bootlegs em áudio, é meu favorito, sim. O do Glastonbury 1997 quase empata de tão perfeito também. Mas ainda prefiro o do Bonnaroo”. E ele explicou que:

– o show aconteceu no período entre “Hail to the Thief” (2003) e a gravação do “In Rainbows” (2007). Porém, boa parte das músicas então novas já estava em estado avançado, e aparece no setlist em versões um pouco diferentes das do que seria no disco. E até uma polêmica versão de…

– …”Videotape”. A versão dessa música que tocaram no Bonnaroo ficou famosa, pois uma gravação dela circulou entre os fãs e criou-se uma enorme expectativa de como soaria no disco. Quando “In Rainbows” finalmente saiu, muitos fãs reclamaram que a faixa estava diferente da versão ao vivo, e existe até hoje há uma discussão de qual é melhor. Essa história rendeu até uma análise em vídeo de 10 minutos no canal Vox. Vale a pena conferir.

– É um dos shows mais longos da carreira do Radiohead, com 2h20 de duração. O setlist tem uma seleção generosa de músicas de sua carreira até então, executadas com aquela perfeição maravilhosa que esperamos do grupo. “House of Cards” rendeu uma enxurrada de glowsticks jogados entre a plateia, por algum motivo.

– Como já mencionamos, os integrantes da banda enfatizam o quanto a performance foi especial. Jonny Greenwood postou ontem no Twitter: “It’s easily, comfortably, the best festival experience I’ve ever had in America”.

– Pouco tempo depois, ainda ontem, o músico Justin Meldal-Johnsen, ex-baixista do Beck, respondeu ao tweet de Greenwood, dizendo: “You guys were in spectacular form that day, possibly the best show of yours I’d ever seen. A great day with indelible memories.” E ainda rolou essa foto, lembrete dos tempos pré-iPhone:

Captura de Tela 2020-05-07 às 1.43.54 PM

– Também há toda uma história sobre a gravação do show. Thom Yorke já havia comentado que a intenção da banda era lançar a filmagem do concerto comercialmente, em vídeo, porém isso não aconteceu. Por anos, circularam gravações feitas da plateia (tanto em vídeo quanto em áudio), bootlegs mesmo, que estavam entre as principais fontes para ouvir músicas do “In Rainbows” antes de o disco sair. Depois, em algum ponto da década passada, surgiu um áudio infinitamente superior, que só poderia ter vindo de equipamento oficial – porém sem maiores informações.

– Este ano, o Radiohead iniciou o seu projeto Public Library, contendo uma penca de gravações de shows em vídeo. Ali, surgiu, pela primeira vez, o Bonnaroo 2006, em filmagem oficial, dirigida por Dannny Clinch. Seria perfeito, se não fosse o áudio bem problemático, inferior ao que os fãs já tinham acesso há anos. Agora, com o show chegando ao YouTube nesta noite, perguntamos diretamente à banda se o áudio foi consertado. E obtivemos uma resposta do guitarrista Ed O’Brien:

radiotweet

Ao que tudo indica, pode ser o melhor de todos os shows postados no YouTube do Radiohead durante esta quarentena. Se você for assistir a um completo, apenas, que seja este. E detalhe: nem tem “Creep”.

Dá para ver aqui na Popload mesmo, na janela abaixo:

Radiohead Setlist Bonnaroo 2006 2006, 2006 Tour

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 07/05/2020
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile