Rooooooooooooooooots. Deuses do metal brasileiro, Max e Iggor abalaram São Paulo com show do maior disco do Sepultura

>>

roots

* Uns amigos da dance music, outros do indie rock, muitos foram sexta passada ao novo espaço de shows paulistano Tropical Butantã para pagar um tributo a dois dos artistas brasileiros mais famosos de todos os tempos, os irmãos Max e Iggor Cavalera. A dupla está terminando um giro pelo mundo de concertos lotados e de alta carga de energia com a turnê “Return to Roots”, tocando na íntegra o extraimportante “Roots”, de sua ex-banda Sepultura, de 1996, álbum que sublimou o thrash metal, e que deu fama ao grupo por misturar heavy, punk, batuques, berimbaus, tribalismos vários e… bem… Carlinhos Brown. O disco marcou também a última vez em que Max foi vocalista da banda, sendo substituído depois por Derrick Green. Iggor abandonaria o Sepultura em 2006.

E, na sexta à noite, foi a vez de São Paulo rever os Cavalera, que estavam bem acompanhados pelos carecas coadjuvantes Marc Rizzo (guitarrista) e Tony Campos (baixista), os dois conhecidos do rolê metal, pois tocam no Soulfly e no Cavalera Conspiracy.

IMG_8049

A apresentação no Butantã foi espetacular, uma verdadeira celebração metal dos 20 anos do disco que vendeu quase 3 milhões de cópias no planeta, marco para o gênero numa época em que vender discos ainda era vital para uma banda. Faz tempo que eu não via uma platéia tão ansiosa para ver a atração principal. Max comandando os pogos, as rodas, os jumps, as paredes (“Isso é um how de metal, porra”) ao mesmo tempo que fazia sua guitarra “sujar” o ambiente e sua garganta urrante aproximar o show de um ritual satânico, enquanto Iggor espancava sem dó sua bateria, que é diferente de todas as baterias, tipo um guitarrista líder com baquetas na mão. O mais engraçado: tudo soando muito pop.

Show que começa e acaba com “Roots, Bloody Roots” tem nosso respeito eterno. E ainda teve uma sensacional farofada metal de covers no final, entre elas Motorhead e Black Sabbath.

**

E, de bônus, 1 minuto e meio que define o show dos Cavalera em trecho de apresentação em Santiago, no Chile.

**

Bônus 2, uma foto de Iggor Cavalera em traje de gala tocando bateria no show do Return to Roots, em São Paulo.

IMG_8053

>>