Seis novos discos para já amar em 2022, estrelando Wet Leg, Metronomy, Alt-J, Charlie XCX, Big Thief e Yard Act

>>

* Olha, de cara dá para dizer que vai ser difícil nosso querido ano de 2022 bater 2021 no quesito “lançamento de discos maravilhosos”, pelo menos em quantidade. E talvez em qualidade também. Foi muito disco bom lançado, que produziu, você viu por aí, verdadeiras listas de melhores do ano criminosas , com uma enormidade de álbuns bons ficando fora dos rankings gerais. A gente tratou disso aqui.

Mas, de todo modo, 2022 promete não ser um “ano qualquer”. Para o bem e para o mal. O que 2021 seria “um ano normal” a respeito de pandemia está sendo oficialmente transferido para este ano que começa agora, apesar da combinação “altos contágios” + “menos gravidade” que está rolando. Então aparentemente uma outra combinação, a de lançamento de discos + shows ao vivo + festivais presenciais + galera nas pistas, promete turbinar 2022, fazendo a música rodar no seu eixo tradicional.

Por isso, pelo menos na parte que toca este post, a de discos novos que vêm por aí, a gente quer destacar alguns lançamentos excitantes que prometem balançar o ano novo. Sim, tiramos fora desse rol coisas grandes como os novos do Arctic Monkeys, Liam Gallagher, The Cure, Radiohead, do próprio The Weeknd que tratamos no post anterior, a volta do Placebo.

Porque, você sabe, somos do tipo que usa aquelas camiseta “Estamos aqui para a banda de abertura”.

***

* “Wet Leg”, Wet Leg
Lançamento: 8 de abril

Depois de quatro singles bombásticos, todos incríveis, a banda indie mais falada do ano passado, liderada pelas meninas inglesas Rhian Teasdale e Hester Chambers, finalmente vai lançar seu disco de estreia. Dessa capa espetacular abaixo. Certeza de barulho master em torno desse álbum. Would you like us to assign someone to butter your muffin?

Captura de Tela 2022-01-03 às 4.09.13 PM

***

* “Crash”, Charlie XCX
Lançamento: 18 de março

Ela é “acusada” de ser o futuro da música pop. E agora em 2022 ela certamente vai botar de novo o mainstream em alerta ao revelar seu quinto disco, “Crash”. Lembra o vídeo de Charlie dançando sexy em um funeral, na hyperpopesca e esperta canção “Good Ones”, single lançado em setembro. Então: a vibe é essa. No programa do Jimmy Fallon, na TV americana, a inglesa transformou o palco num cemitério para fazer sua apresentação. Tipo isso:

Outro single conhecido do álbum novo de Charlie XCX é “New Shapes”, que tem a participação, “apenas”, das espetaculares Christine and the Queens e Caroline Polachek. Fraca ela?

***

* “Small World”, Metronomy
Lançamento: 16 de fevereiro

A gente sempre merece um disco novo da banda inglesa Metronomy. O mundo merece, ainda que pequeno. E este “Small World” chega no mês que vem para, além de nos trazer alegrias musicais, servir como o sétimo álbum do grupo electroindie que sabe bem os caminhos de shows no Brasil, pelas mãos da Popload. Desse disco, a gente já conhece a delicinha “It’s Good to Be Back”, de título tão representativo. Só vem, Metronomy.

***

* “Dragon New Warm Mountain I Believe in You”, Big Thief
Lançamento: 11 de fevereiro

Desta vez a talentosíssima banda americana da guitarrista Adrianne Lenker não vai lançar dois álbuns num ano só. Porque esse “Dragon New Warm Mountain I Believe in You” vai vir com 20 canções e em edição dupla no formato vinil. O grupo folk do Brookyn, Nova York, já nos mostrou seis dessas 20, lançadas durante 2021: “Little Things”, “Sparrow”, “Certainly”, “Change”, “No Reason” e “Spud Infinity”. Nenhuma delas chega a ser “mais ou menos”. Só para dar uma prévia do que vem por aí, o site Pitchfork considerou o single “Little Things” como a 15ª música mais bonita do ano passado.

***

* “The Dream”, Alt-J
Lançamento: 11 de fevereiro

Muito se espera também do novo disco da peculiar banda inglesa Alt-J, digamos de um estilo bem próprio. E, dentro desse jeitão todo pitoresco, o grupo artsy, também de Leeds, acena com mudanças. De integrantes e de estilo, um pouco. Estão inclusive aparecendo em vídeos, o que não acontecia antes. As únicas pistas deste novo álbum, o quarto da banda, são os singles “U&Me”, este lançado no final de setembro, e “Get Better”, que saiu em novembro. Estamos bem curiosos pelo que vem neste primeiro álbum desde 2017.

Alt-j_The_Dream

***

* “The Overload”, Yard Act
Lançamento: 21 de janeiro

Muita expectativa está sendo botada em cima desse disco de estréia da nova banda pós-punk inglesa Yard Act, de Leeds. O quarteto, outro grupo que segue a linha The Fall das letras faladas, meio intelectualizado nas letras e no jeitão artsy dos vídeos iniciais, foi ganhando fama nos poucos singles certeiros lançados desde 2020.

yard-act-the-overload-1536x1536

>>