Selvagem, núcleo festeiro dos DJs mais famosos hoje em São Paulo, mexe com o passado indie-dance-funk-soul-brother brasileiro. Para a Wax Poetics

Selvagem, núcleo festeiro dos DJs mais famosos hoje em São Paulo, mexe com o passado indie-dance-funk-soul-brother brasileiro. Para a Wax Poetics Foto: divulgação

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* Pensa você na beira de uma piscina num fim de tarde quente, com um copo de Pimm’s na mão, óculos escuros, observando a galera e se mexendo a um som balearic. Esse som dance calminho, batidas cadenciadas e sem pressa, estilosas, parente da house e famoso nos balneários europeus, que combina com esse clima e as frutas e o sol e a mulherada bonita.

Agora imagina esse clima delícia bem longe da Europa, seus óculos da Chilli Beans e essa tarde amarelada embalada por um som todo feito de um certo indie brasileiro, um “balearic indie brasileiro”, construído por essa música marginal dance maneira velha tupiniquim, transformando em mixtape que tem Luiz Mauricio, que viria a ser o mainstream Lulu Santos depois dessa música datada de 1980. Que tem também uma canção balearic de Bolão, ou Carlos Bolão, que foi percussionista do conjunto Brylho, liderado por Claudio Zoli e da famosíssima balada dance “Noite do Prazer”, uma que começa com a frase “A noite vai ser boa, de tudo vai rolar…” e no meio tem a famosa frase que todo mundo canta errado: “Na madrugada, vitrola rolando um blues, tocando de biquíni sem parar”. Biquíni é superbalearic. Ou, no nosso caso, “balneárico”. O Brylho em si obviamente está nesta mixtape citada.

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Mas o que ajuda essa mixtape a ser obrigatória em suas 23 faixas de Brasil-balearic-what?-anos 80-soulfunk é também ter desencavado “Um Alô”, hit farofa do ator idem Mario Gomez, galã de novelas da Globo de várias famas nos anos 70/80, entre elas a de ter gravado um dos piores álbuns da história brasileira, mas que tinha essa música boa, haha. “Boa”, quero dizer. Mario Gomez fez, entre outros trabalhos de “destaque”, a novela “Vereda Tropical”, uma que eu também “trabalhei” (cóf. cóf.).

O bizarro de tudo que essa mixtape, desse estilo vagabundo-cool-carioca de verão, chamada “Balnearico – The Sunny Side of Brazil’s Underground Pop”, foi gravado pelos DJs de maiores fervor nas noites (e tardes) paulistanas hoje em dia, tocando músicas para lá de 2014: Milos Kaiser e Augusto Olivani, a.k.a. Trepanado. Tudo feito em especial para a porção virtual da prestigiosa revista Wax Poetics, bíblia moderna da galera que curti som antigo, na linha jazz, funk, hip hop, soul, R&B e adjacências.

O original disso está aqui. Mas, para facilitar, a mixtape em Soundcloud pode ser ouvida diretamente aí embaixo.

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Postado por Lucio Ribeiro   dia 22/09/2014
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