Thiaguinho enquanto Jools Holland brasileiro apresenta Paula Fernandes cantando Metallica

Thiaguinho enquanto Jools Holland brasileiro apresenta Paula Fernandes cantando Metallica Foto: divulgação

Sim, você está na Popload.

0705_multishow2

Quem acompanha este espaço sabe do nosso apreço pelo apresentador Jools Holland, uma das principais estrelas da TV britânica especialmente por seu “Later…”, programa que vai ao ar na emissora de forma ininterrupta desde 1992, e que tem como mote explorar e divulgar a música contemporânea com, em média, quatro a cinco artistas por episódio, da Erykah Badu ao David Bowie. Eclético, o “Later…” tem como principal característica a mistura de ritmos, mas é bacana pelo fato das bandas ficarem reunidas em um mesmo estúdio, se revezando nas apresentações, sempre ao vivo.

Eis que, na TV brasileira, surge algo parecido. Em um caminho meio torto, é verdade, mas já é um passo.

O movimentado canal fechado Multishow, cada vez mais dando espaço à música e transmissões de shows e eventos em geral, estreou semana passada o “Música Boa Ao Vivo”, que tem certa referência ao programa do Jools Holland. O do Multishow rola ao vivo, às terças, de 20h30 às 22h, com três artistas segmentados por gênero. Na primeira edição foi MPB, com Gilberto Gil, Ana Carolina e Maria Gadu. A segunda edição, que foi ao ar ontem, foi dedicado aos sertanejos, e reuniu as duplas Chitãozinho & Xororó, Victor & Léo e a cantora Paula Fernandes. E tudo apresentado pelo pagodeiro Thiaguinho.

Noves fora os gêneros musicais “homenageados” até agora, e que estão longe de ser nossa praia, a concepção do programa parece boa. Em uma espécie de ensaio aberto, tem pouco papo e muita música ao vivo. Cada artista canta uma música de forma alternada. Às vezes, os três artistas cantam juntos uma mesma música, cada um no seu palco, com suas bandas tocando em sincronia. São feitos também duetos. E estes artistas não cantam necessariamente apenas suas músicas autorais.

0705_multishow1

No programa de ontem, por exemplo, as três representatividades sertanejas abriram o programa cantando “Asa Branca”, clássico da música popular e maior referência de Luiz Gonzaga. Ao longo do show, que pode ser filmado pelo público com seus smartphones, os sertanejos tocaram canções de pop/rock, tipo Raul Seixas (Chitãozinho & Xororó), RPM (Victor & Léo) e METALLICA (Paula Fernandes).

Paula chegou a lançar um disco apenas com sucessos internacionais quando ainda não era famosa e “Nothing Else Matters” fez parte do projeto. Com frequência, ela canta a canção nos shows. Dizem…

O fato é que, se o programa vai mesmo explorar os nossos artistas em suas diversas vertentes musicais, não me sai da cabeça a ideia de um dia rolar um programa especial “Indie”. Já pensou o Silva, o Boogarins e o ALDO fazendo um som com o Thiaguinho? O pagodeiro estaria ensaiando ser uma espécie de “nosso” Jools Holland?

Só o tempo vai dizer.

Abaixo tem a Paula Fernandes fazendo Metallica e um vídeo com as atrações de ontem cantando juntas, para dar uma ideia mais panorâmica do estúdio e de como funciona tudo.

Desculpe qualquer coisa.

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 07/05/2014
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile