Uma session linda (e tensa) do Belle & Sebastian nos EUA. Mas sem o baterista, que foi esquecido no supermercado. E um pequeno detalhe que ninguém reparou nessa história toda…

>>

belleandsebastian

A melhor história da semana, se não for a do ano, da vida! Parece piada ou notícia do finado EGO, tipo “Bombom esquece as filhas no churrasco”, mas aconteceu e é real e é com uma das nossas bandas mais queridas, o Belle & Sebastian. Nunca a banda esteve em tantos sites (de notícias e de música) ao mesmo tempo e por tanto tempo e apesar da tensão envolvida, a gente riu muito com as manchetes que a confusão rendeu. Ontem, dois dias após o ocorrido, a matéria ainda estava na lista de “mais lidas”, como o vocalista Stuart Murdoch mesmo destacou:

Em turnê pelos EUA, a banda estava a caminho de Saint Paul, no estado de Minnesota, onde faria uma session na tradicional rádio The Current e um show à noite. Acontece que, lá pelo meio do caminho, perto da “mítica” cidade de Fargo (tinha que ser), em North Dakota, o ônibus fez uma parada estratégica no Wallmart.

Stuart Murdoch saiu do supermercado enquanto Richard Colburn, o baterista, entrava. Richard acenou para Stuart todo alegre, só para nunca mais ser visto. O ônibus partiu na boa, deixando Colburn de pijama (!!), sem passaporte e sem celular, no estacionamento do lugar. Crente que a banda notaria a sua ausência, ele ficou lá pacientemente por quatro horas. Até que desistiu, andou até um hotel e dormiu por lá (ele estava apenas com um cartão de crédito). O auê foi tamanho que a história dos escoceses se metendo em altas confusões na América foi parar até no discurso de abertura do programa do Jimmy Fallon, ontem.

A banda só se deu conta que o baterista havia sumido no dia seguinte, quando acordou para a session na rádio:

Stuart pediu ajuda nas redes sociais, movimentando uma porção de gente que se oferecia para dar carona ao integrante abandonado. Felizmente, o tour manager (com seu emprego correndo risco) conseguiu convencer uma companhia aérea local de aceitar o baterista no vôo sem lenço e documento (e naqueles trajes). Colburn chegou a tempo do show e a história teve um final feliz:

A session, no entanto, foi sem baterista mesmo e no calor do momento. Stuart explica para a apresentadora Mary Lucia que como a banda é muito grande, eles costumavam ter um sistema para que ninguém se perdesse nas turnês. Mas como hoje todo mundo tem celular, esse sistema foi ficando cada vez mais ultrapassado e eles se tornaram “blasé” em relação ao método de contagem. Melhor mesmo é você ver e ouvir o próprio, com esse sotaque delicioso, descrevendo o ocorrido:

***
E abaixo, a session completa com mais entrevista e três músicas ao vivo! E uma revelação?

Quando perguntado sobre o que anda lendo, Murdoch diz: “How To Solve Our Human Problems, livro de Geshe Kelsang Gyatso. É um título bastante ingênuo, mas alguma coisa nesse livro me marcou tanto que vamos emprestar esse título para o nosso próximo disco”.

WHAAAT? Este trecho está no 06:18, presta bem atenção…
***

B&S – The Current Session

** No mês passado, o Belle & Sebastian liberou uma música nova, a primeira em dois anos. “We Were Beautiful” foi produzida pelo músico Brian McNeill, um dos integrantes da banda, e pode ser ouvida abaixo:

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 18/08/2017
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile